Compositor Nonato Buzar é enterrado em Itapecuru Mirim, MA

O corpo do cantor e compositor Nonato Buzar foi enterrado às 15h30 desta terça-feira (4), em Itapecuru Mirim, MA. O corpo foi velado no Centro de Cultura, no município onde o artista nasceu. Nonato Buzar morreu domingo (2), aos 81 anos, no Rio de Janeiro. O músico teve falência múltipla de órgãos após passar 15 dias internado devido a uma pneumonia.

Ele foi autor de pelo menos 1.600 camposições, além de ser um dos fundadores da gravadora Som Livre. Buzar produziu discos de artistas de renome internacional. Compôs 18 músicas para aberturas de novela da Rede Globo. 'Irmãos Coragem' foi criação do maranhense, além de outros temas de novelas que marcaram época, como 'O Cafona', 'Minha Doce Namorada' e 'Anjo Mau'.

Em 2003, a canção 'Menininha do Portão', em parceria com Paulinho Tapajós, fez parte do primeiro CD de Maria Rita. O disco vendeu 350 mil cópias apenas dois meses após o lançamento.Buzar deixa um livro de crônicas, "Planeta Neus", ainda a ser publicado, dois filhos (Maria Morena e Francisco Eduardo) e um neto, Arthur, de quatro meses.

História
Buzar nasceu em 26 de agosto de 1932, em Itapecuru-Mirim. Iniciou sua carreira em 1953, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, para estudar Engenharia. Aprovado no vestibular, desistiu do curso e dedicou-se à música.

Compôs músicas para trilhas sonoras de novelas da TV Globo, com destaque para 'Irmãos Coragem' (com Paulinho Tapajós), tema de abertura da novela homônima, 'Assim na terra como no céu' (com Roberto Menescal e Paulinho Tapajós), da novela homônima, 'Verão vermelho', tema de abertura da novela homônima, e 'O homem que deve morrer (com Torquato Neto), tema de abertura da novela homônima, além de outras canções para as novelas 'O cafona', 'Minha doce namorada' e 'Anjo mau'.

Ainda para a TV Globo, trabalhou nas trilhas sonoras dos programas 'Chico City', 'Brasil pandeiro' e 'Saudade não tem idade'. Para o cinema, compôs músicas para 'O donzelo', de Stefan Wolff, e 'Aventuras de um detetive português', de Stefan Wolff e Raul Solnado.
Teve composições gravadas por Maysa, Adriana, Elis Regina, Alcione, Elizeth Cardoso, João Nogueira, Nana Caymmi, Rosinha de Valença, Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, MPB-4, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Sílvio César, Nélson Gonçalves, Ivan Lins e Milton Nascimento, entre outros.

Do Alvorada é Noticias, com informações da TV Mirante