Programa de Aquisição de Alimentos tem início em Itapecuru-Mirim



Agricultores familiares de Itapecuru-Mirim já podem vender seus produtos para o PAA Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta Local da Agricultura Familiar.


O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Francisco das Chagas Nogueira, diz em reportagem ao programa “Alvorada é Noticias” que o governo do Estado e o Município  por meio de convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Forme (MDS), irá atender os  produtores rurais de Itapecuru-Mirim. Os produtores já começaram a vender suas produções para o município, e os produtos serão distribuídos nas Escolas Municipais, Hospital Regional entre outros. A Secretaria de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente tem dado total suporte aos produtores rurais no município de Itapecuru Mirim.

O secretário afirmou ainda que o programa de aquisição alimentos é uma das principais políticas públicas desenvolvidas em Itapecuru, em parceria entre governos Federal, Estadual, Municipal e a sociedade civil, que vem contribuindo significativamente no combate à pobreza rural e na complementação alimentar de pessoas em risco nutricional.

Como funciona o PAA

Um dos principais objetivos do PAA é comprar alimentos diretamente dos agricultores familiares e doá-los a instituições sociais, como creche, hospitais, abrigo de idosos e Apaes. Entre os produtos fornecidos pelos agricultores estão frutas, tomate, alface, coentro, cebolinha, couve, cenoura e abóbora, além de produtos beneficiados de origem animal.

Participantes

Podem participar do programa agricultores, aquicultores, pescadores artesanais, silvicultores, extrativistas, indígenas, membros de comunidades remanescentes de quilombos, assentados da reforma agrária e atingidos por barragens. Todo processo de comercialização e entrega dos alimentos é acompanhado por extensionistas rurais do Município, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional agentes do poder público municipal e responsáveis pelas entidades beneficiárias.

O produtor beneficiado tem direito a comercializar até R$ 4.500,00 por ano, sendo que o cadastro pode ser feito nos escritórios da secretaria  de  (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) de Itapecuru. Criado em 2003 pelo Governo Federal, o Programa de Aquisição de Alimentos, tem como finalidade minimizar a pobreza no Brasil e fortalecer a agricultura familiar. 


Reportagem:Cristiano Dias
Fotos:R.Silva