Eleições provocam 13 mudanças no secretariado de Roseana

A assessoria do governo estadual confirmou hoje que 13 secretários deixam o governo entre hoje e amanhã. A lista foi encaminhada por e-mail e ratifica as especulações em torno de nomes que devem concorrer a diversos cargos nas eleições de outubro. O prazo final para desincompatilização para concorrer às eleições se encerra amanhã.

A assessoria do Palácio dos Leões não informou sobre a renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB. A governadora pode concorrer ao Senado Federal, mas há indícios de que ela não deva deixar o cargo. Há ainda especialações de que ela renuncie em junho, mas neste prazo não dá direito de disputar o pleito.

A nota do governo apresenta a lista de sete substituições que já aconteceram, de três nomes que são titulares de secretarias e que irão responder por outras pastas e três que estão com nomes por definir.

Na Casa Civil, sai o secretário João Guilherme Abreu e entra Anna Graziella Costa, que responde também pela Fundação da Memória Republicana Brasileira.Antonio Manoel Silvano Neto assume Cidades e Desenvolvimento Urbano no lugar de Hildo Rocha e Marcos Fernando Jacinto passa a ser titular da Secretaria de Gestão e Previdência no lugar de Fabio Gondim.Pela Sinfra, Secretaria de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro ocupa o cargo que antes tinha Luis Fernando Silva como titular.

Cláudio Trinchão deixa o cargo de secretário da Fazenda e Akio Valente assume.Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sai José Costa e assume interinamente Fernando Lima. E na secretaria de Articulação Institucional Pamela Batista dos Santos passou a assumir a vaga de Rodrigo Comerciário.

Os titulares da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) responderão, respectivamente, pelas pastas da Educação, do Trabalho e Economia Solidária e Segurança Pública.Ricardo Murad da SES, Claudeth Ribeiro de Igualdade Racial e João Bernardo Bringel da Seplan irão responder pela Segurança Pública, Trabalho e Economia Solidária e Educação.

Nas pastas de Juventude, Assuntos Políticos e Assuntos Estratégicos saem Paulo Marinho Jr., Ricardo Archer Filho e Alberto Franco. Ainda não foram divulgados os nomes dos novos titulares.

ASCOM DO GOVERNO DO ESTADO