Social Icons

7 de abr de 2014

FALTA DINHEIRO

População fica impedida de realizar saques nos caixas eletrônicos em Itapecuru nos finais de semana.

Foto Eudes Marinho / Itapecuru Agora.com
Para a revolta da população, está se tornando comum a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos espalhados por Itapecuru, particularmente, nos finais de semana. Não é necessário procurar muito por alguém que não conseguiu sacar dinheiro durante o sábado e o domindo, pois só nos três últimos finais de semana, a situação passou de eventual para constante. 

Ouvido pelo Itapecuru Agora, o gerente da Agência do Banco do Brasil em Itapecuru Caubi Monteiro, instituição onde o problema é mais detectado, ressaltou que a diminuição do numerário nos caixas eletrônicos se deve ao aspecto de segurança, embora reconhecendo que o município de Itapecuru Mirim ainda não apresente histórico de assalto ou de arrombamento, mas, segundo ele, quando uma região é vulnerável ou já tenha histórico e essa região toma medida para reduzir numerário na agência, principalmente, nos finais de semana, se toma essa atitude em todas as praças. Um estudo aponta que tomando essas atitudes há diminuição de crimes envolvendo agências bancárias. “Isso é comprovado, seja diminuindo o numerário nos caixas e/ou limitando saques, seja fechando agências, por exemplo, das 22h às 6h”, explicou.
Ainda de acordo com o gerente, para a população é importante que o dinheiro, conforme as suas necessidades, seja sacado durante a semana, sobretudo, se essa necessidade for para o final de semana. “É importante também que população passe a utilizar mais o cartão de crédito, o cartão de débito, é uma segurança a mais”, destacou Caubi Monteiro. Apesar de ser essa uma alternativa, grande parte da população prefere o saque, porque tem dificuldades de uso quanto ao cartão na modalidade crédito ou na modalidade débito. 
Para a população, a justificativa de que a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos nos finais de semana é uma questão de segurança não convence, haja vista, que não se pode prevê a necessidade de dinheiro, podendo se dá de segunda a sexta ou sábado e domingo, por ser o caixa eletrônico um serviço essencial e de acesso ao cidadão. Entende-se que a segurança é prioridade, mas não se pode prejudicar a comunidade, que precisa dos serviços bancários.
Em Itapecuru, mesmo a agência não tendo sido alvo de ladrões e não tenha registrado nenhum ataque a caixas eletrônicos, já há redução de numerário, caixas eletrônicos com saques indisponíveis nos finais de semana e caixas funcionando das 6h às 22h. Medidas restritivas para um município com uma grande demanda em relação aos serviços oferecidos pelos bancos.
 
Matéria Extraída do site: http://itapecuruagora.com/
 
 
Fawkes Web e Serviços