PREFEITURA DE ITAPECURU REALIZA MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA

A Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim, através da Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS) em parceria com o Hospital da Visão, realizou hoje (11) sexta-feira o mutirão de diagnóstico de glaucoma.Os atendimentos foram feitos no Posto de saúde Dr.Miguel Laund, no Bairro Aviação.

A ação tem  como objetivo realizar um diagnóstico precoce e promover o tratamento contínuo para evitar que a doença leve a cegueira. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital da Visão do Maranhão é totalmente gratuita.

Durante a mobilização os pacientes que receberam um diagnostico positivo para a doença, receberam tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Após esse período, o paciente será reavaliado em novo mutirão para saber se há ou não a necessidade de cirurgia.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Conforme a Secretaria de Saúde, há vários tipos de glaucoma. O crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, por exemplo, representa cerca de 80% dos casos e incide nas pessoas acima de 40 anos, podendo ser assintomático.

Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

Da Redação