ANAJATUBA – Educação no município é discutida em audiência pública

Em audiência pública realizada nesta terça-feira, 20, no auditório do Fórum de Anajatuba, foram debatidos os principais problemas da educação pública do município. Participaram representantes de vários segmentos, como professores, estudantes, gestores das secretarias de educação estadual e municipal, políticos, líderes sindicais, membros de conselhos municipais, que fizeram uso da palavra.

Ao final, a promotora de justiça Maria Cristina Lima Lobato Murillo, titular da comarca, expôs aos presentes os temas mais relevantes que foram relatados, entre os quais insuficiência de transporte escolar, inexistência de fiscais nos veículos, fechamento de escolas municipais, ausência de cardápio de merenda escolar, falta de infraestrutura nas escolas e ausência de cronograma de entrega da merenda escolar.

Fruto de parceria entre o Ministério Público do Maranhão e o Ministério Público Federal o evento teve o objetivo de discutir soluções para os pontos falhos da educação no município.Mais de 250 pessoas compareceram ao encontro. Além da promotora de justiça, estiveram presentes os procuradores da República Flauberth Martins Alves e Alexandre Silva Soares, a secretária municipal de Educação, Álida Maria Mendes Santos Sousa, a representante da Secretaria de Estado da Educação, Ranilde Gomes, além de representantes do Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão e do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Também compareceram pais de alunos e pessoas da comunidade.O município de Anajatuba fica localizado a 138 km de São Luís.

MP PELA EDUCAÇÃO

A audiência pública é parte das ações da primeira etapa do projeto Ministério Público pela Educação, parceria do MP Estadual com o MP Federal, que visa realizar ações para melhorar a qualidade do ensino ofertado nos municípios com menores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).Anajatuba foi o primeiro município maranhense a ser contemplado por apresentar fraco desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Redação: CCOM-MPMA