Prefeitura de Itapecuru- Mirim promove Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes

O evento será realizado em várias regiões do município no período de 12 a 16 de maio

Com o objetivo de alertar a sociedade para combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a prefeitura de Itapecuru-Mirim, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove a Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, que será realizada de 12 a 16 de maio, em várias regiões do município.

Através do evento, que faz parte da segunda edição do Projeto “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a prefeitura quer incentivar a denúncia e a prevenção a esses tipos de crime e convocar a população para comemorar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que acontece no dia 18 de maio.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Wilma Amorim, a Semana tem como público alvo alunos do 1º ao 9º ano escolar da rede municipal de educação, além de famílias dos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “Nosso propósito é realizar atividades que proporcionem a transmissão de informações sobre o tema que colaborem na reflexão, combate e prevenção a esses tipos de violência”, disse.

A Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, será bastante dinâmica, com entrevistas com profissionais atuantes no meio da Assistência Social, palestras nas escolas e em associações de bairro com orientadores, técnicos e conselheiros tutelares de assistência social, rodas de diálogos utilizando técnicas de expressão (redação, pintura e desenhos) e distribuição de folders informativos.

Para o prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, essas atividades são uma oportunidade de a população conhecer a gravidade desse tipo de violência, opinando e tirando dúvidas. “Com o conhecimento o caminho para possíveis denúncias fica mais aberto, as pessoas ficam menos inibidas para combater essas práticas criminosas e nós queremos proporcionar isso para a nossa sociedade”, explicou.

O encerramento da Semana de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes será na sede da Eletronorte no município, com apresentações de peças teatrais que tratarão de temas amplamente discutidos durante a semana.

Assessoria de Imprensa