Social Icons

5 de dez de 2014

Corpo de Bombeiros do Maranhão comemora 111 anos e homenageia o prefeito Magno Amorim


Sob a batuta do comandante geral – coronel João Vanderley Costa Pereira, uma bonita festa foi organizada para celebrar os 111 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira(04), no pátio do quartel, localizado na Avenida dos Portugueses, no Bacanga.

Além da família Bombeiro Militar, composta por praças e o estafe de oficiais, dezenas de autoridades civis e militares prestigiaram o evento, entre eles, o secretário de Segurança Pública – Marcos Affonso Júnior, que representou a governadora do Estado – Roseana Sarney, o deputado estadual José Carlos(PT), o prefeito de Itapecuru Mirim – Magno Amorim, e vários outros.

Na oportunidade, além da promoção de oficiais, pessoas que contribuíram para o trabalho da Corporação foram homenageadas com a medalha Alferes Moraes Santos, a mais alta comenda concedida a personalidades e instituições que contribuíram para o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Os jornalistas José Raimundo Rodrigues (TV Guará), Marco Aurélio D’Eça (Jornal O Estado do MA), Ana Coaracy (Jornal O Estado do Maranhão), Daniel Matos (Jornal O Estado do MA) e John Cutrim (Jornal Pequeno) foram agraciados com a medalha.

Em uma espécie de prestação de contas, o coronel realizou um discurso rápido, porém carregado de emoção. O comandante, que estará deixando o cargo no próximo dia 31, aproveitou o momento para evidenciar a importância da data, bem como agradecer o apoio de toda a tropa.

“Essa é uma data muito significativa para a família bombeiro militar, pois marca o início da nossa autonomia, o nosso grito de independência. Hoje, estamos pondo fim a um ciclo e, dentre em breve, um novo estará tendo início, mas chegamos ao final desta etapa com a consciência do dever cumprido. Diante das nossas limitações, e contando com o apoio da grande maioria de cada um dos senhores, realizamos o que estava ao nosso alcance, mas a vida continua e mesmo sem ser na condição de comandante geral, continuarei cumprindo com a minha missão enquanto bombeiro militar”, disse o coronel.

O comandante também aproveitou o momento para agradeceu aos vários parceiros que colaboraram para a realização da festa, entre eles, a Tupperware, Psiu, Visão e Perfil, e vários outros. O secretário Marcos Affonso parabenizou a família bombeiro militar e evidenciou a importância do trabalho prestado pelo CBMMA para o Sistema de Segurança do Estado.

“Adquiri uma vasta experiência durante os meses que estive no cargo, e sempre me chamou atenção o respeito e admiração que a sociedade dispensa ao CBMMA. Sem dúvida, dos órgãos que integram as Forças de Segurança, o CBMMA ocupa a liderança do ranking na avaliação do cidadão. Pelo brilhante trabalho que vocês realizam, os meus sinceros parabéns”, finalizou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi criado oficialmente no dia 10 de dezembro, com a missão primordial e realizar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado.

História

A Corporação foi instituída em 1901, mas efetivamente estruturada em 1903. Em 1926 foi incorporado à Polícia Militar. No período ditatorial do estado novo foi desvinculado da PM, voltando a ser reintegrado em 1959. Pela constituição estadual de 1989 a Corporação adquiriu autonomia da PM, efetivamente consolidada em 1992.

É força auxiliar e reserva do exército brasileiro, e integra o sistema de segurança pública e defesa social do brasil. seus integrantes são denominados militares dos estados pela constituição federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

Assessoria de imprensa
 
 
Fawkes Web e Serviços