Corpo de Bombeiros do Maranhão comemora 111 anos e homenageia o prefeito Magno Amorim


Sob a batuta do comandante geral – coronel João Vanderley Costa Pereira, uma bonita festa foi organizada para celebrar os 111 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira(04), no pátio do quartel, localizado na Avenida dos Portugueses, no Bacanga.

Além da família Bombeiro Militar, composta por praças e o estafe de oficiais, dezenas de autoridades civis e militares prestigiaram o evento, entre eles, o secretário de Segurança Pública – Marcos Affonso Júnior, que representou a governadora do Estado – Roseana Sarney, o deputado estadual José Carlos(PT), o prefeito de Itapecuru Mirim – Magno Amorim, e vários outros.

Na oportunidade, além da promoção de oficiais, pessoas que contribuíram para o trabalho da Corporação foram homenageadas com a medalha Alferes Moraes Santos, a mais alta comenda concedida a personalidades e instituições que contribuíram para o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Os jornalistas José Raimundo Rodrigues (TV Guará), Marco Aurélio D’Eça (Jornal O Estado do MA), Ana Coaracy (Jornal O Estado do Maranhão), Daniel Matos (Jornal O Estado do MA) e John Cutrim (Jornal Pequeno) foram agraciados com a medalha.

Em uma espécie de prestação de contas, o coronel realizou um discurso rápido, porém carregado de emoção. O comandante, que estará deixando o cargo no próximo dia 31, aproveitou o momento para evidenciar a importância da data, bem como agradecer o apoio de toda a tropa.

“Essa é uma data muito significativa para a família bombeiro militar, pois marca o início da nossa autonomia, o nosso grito de independência. Hoje, estamos pondo fim a um ciclo e, dentre em breve, um novo estará tendo início, mas chegamos ao final desta etapa com a consciência do dever cumprido. Diante das nossas limitações, e contando com o apoio da grande maioria de cada um dos senhores, realizamos o que estava ao nosso alcance, mas a vida continua e mesmo sem ser na condição de comandante geral, continuarei cumprindo com a minha missão enquanto bombeiro militar”, disse o coronel.

O comandante também aproveitou o momento para agradeceu aos vários parceiros que colaboraram para a realização da festa, entre eles, a Tupperware, Psiu, Visão e Perfil, e vários outros. O secretário Marcos Affonso parabenizou a família bombeiro militar e evidenciou a importância do trabalho prestado pelo CBMMA para o Sistema de Segurança do Estado.

“Adquiri uma vasta experiência durante os meses que estive no cargo, e sempre me chamou atenção o respeito e admiração que a sociedade dispensa ao CBMMA. Sem dúvida, dos órgãos que integram as Forças de Segurança, o CBMMA ocupa a liderança do ranking na avaliação do cidadão. Pelo brilhante trabalho que vocês realizam, os meus sinceros parabéns”, finalizou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão foi criado oficialmente no dia 10 de dezembro, com a missão primordial e realizar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado.

História

A Corporação foi instituída em 1901, mas efetivamente estruturada em 1903. Em 1926 foi incorporado à Polícia Militar. No período ditatorial do estado novo foi desvinculado da PM, voltando a ser reintegrado em 1959. Pela constituição estadual de 1989 a Corporação adquiriu autonomia da PM, efetivamente consolidada em 1992.

É força auxiliar e reserva do exército brasileiro, e integra o sistema de segurança pública e defesa social do brasil. seus integrantes são denominados militares dos estados pela constituição federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

Assessoria de imprensa