Eleitores itapecurueneses que não votaram podem ter títulos cancelados

Cerca de 1 mil eleitores da região de Itapecuru poderão ter seus tíltulos eleitorais cancelados, alerta o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

De acordo com a legislação brasileira, o eleitor que deixou de votar ou justificar sua ausência por três eleições consecutivas terá seu titulo eleitoral cancelado. No cartório da 16ª zona, que compreende os municípios de Itapecuru, Miranda do Norte e Cantanhede desde a última quarta-feira (25) está afixada a listas dos inadimplentes.

MUNICÍPIO Nº DE INADIMPLENTES

Itapecuru Mirim-621

Miranda do Norte-252

Cantanhede-136

O período para regularização vai do dia 02 de Março, próxima segunda-feira, até 04 de Maio, também uma segunda. Em todo o Maranhão o total de eleitores nesta situação chega a 55.778.

O chefe do cartório eleitoral de Itapecuru, Timóteo Liberato, declarou à equipe do Itapecuru Notícias que “quem não votou nas eleições municipais e também nas últimas para presidente, senador, deputado federal, governador e deputado estadual está sujeito ao cancelamento, porque as últimas eleições foram em dois turnos. As eleições em dois turnos são contadas como dois pleitos”.

PENALIDADES

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

SERVIÇOS

O eleitor pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na coluna “Serviços ao eleitor”, no link “Situação eleitoral” ou dirigir-se ao cartório eleitoral de Itapecuru.

Fórum Eleitoral Dr. João Boabaid de Oliveira Itapary

Rua Leonel Amorim, S/N. Centro. Itapecuru Mirim.

Próximo ao mercado municipal.

Tel: (98) 3463-1343

Fonte:
http://www.itapecurunoticias.com/