Social Icons

1 de abr de 2015

Itapecuru: comércio de peixes é movimentado pela proximidade da Semana Santa

A Semana Santa é a época do ano em que o consumo de peixes. A busca em mercados, peixarias e feiras é muito grande e desde cedo os comerciantes organizam seus estoques para melhor atender os clientes.A senhora Izaura que é feirante diz que a expectativa nesta época do ano para as vendas é muito grande. “Estamos preparados, esperando os clientes. A correria é maior e é onde a gente vende mais peixes. O estoque também está bom”.

A variedade de espécies é um dos atrativos. “Trabalhamos com peixe de tanque, de rio, com corte diferenciado que é a preferência do nosso cliente.

Tradição - Muitas pessoas, apesar de seguir a tradição familiar e religiosa, não sabem o motivo da busca pela carne branca, especificamente, na semana santa. De acordo com os religiosos, diz que  o peixe é um símbolo da Páscoa que retrata reverência e respeito ao sentimento religioso celebrado.

Já a professora  Maira Gonçalves diz que “No tempo da páscoa há muitos símbolos que retratam esse sentimento e essa celebração, dentre eles temos o peixe. Na verdade é uma sigla, uma abreviação que significa Jesus Cristo – O Filho de Deus. E depois associado à sexta-feira da paixão, que é um dia de jejum e de abstinência de carne. Por isso a tradição na Igreja e junto à sociedade, ao invés do cardápio com carne vermelha, o peixe, dando um sentimento de reverência e respeito ao sentimento religioso”.


Da Redação
 
 
Fawkes Web e Serviços