PRONUNCIAMENTO DEP. JUNIOR MARRECA‏

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, meus amigos, estou neste momento, na tribuna, para parabenizar a cidade de Salgueiro, que comemorou o aniversário de sua emancipação. Nesta cidade eu nasci, é onde moram os meus familiares e onde estão as minhas raízes. Lá está a raiz dos meus avós: do Sr. Enésio e da D. Mirô, já falecidos, do Sr. Olegário, jáfalecido, e de D. Rosa, com seus 103 anos, numa juventude impressionante. Daqui mando o meu abraço à minha avó, a toda minha família e a todo o povo de Salgueiro.

Sr. Presidente, neste final de semana fiz uma visita à minha cidade, Itapecuru Mirim e tive a oportunidade de ir àcomunidade de Santa Maria dos Pretos, onde inauguramos um sistema de abastecimento de água. Aquela comunidade estava sem água, nós conseguimos reorganizar o sistema e entregar água para aquelas pessoas.

Quero mandar um abraço ao companheiro Justino e ao Eliziário. Passei também na casa do meu amigo Vitório Gundes — grande Vitório! —, onde tive a oportunidade de encontrar o Jiroca e o Presidente da Comunidade Benfica. Ali, conversamos também, nesta visita de cortesia e de agradecimento, em razão da amizade que temos por aquelas pessoas que trabalham muito na região.

Também tive a oportunidade de ir a Cantanhede, onde fomos participar da instalação do Diretório do PEN naquela cidade. Na oportunidade, empossamos o Dr. Elvir, que é pré-candidato do PEN a Prefeito, em evento que contou com a presença de muitas lideranças, entre as quais o meu pai, o Marreca, o Deputado Jota Pinto, para prestigiar esse grande acontecimento. Quero agradecer aqui, especialmente, à D. Betânia.
Sr. Presidente, nesta semana a Marcha dos Prefeitos chega a Brasília. Os pobres Prefeitos, grupo do qual fiz parte também, vêm de pires na mão aqui ao Congresso, a Brasília, fazer as suas reivindicações justas e necessárias.

Os Municípios estão passando por uma crise econômica única em suas administrações. Na municipalidade é onde se sentem mais os problemas, porque lá é onde as pessoas moram, onde as pessoas vivem e onde estão os problemas. Esta Casa precisa abraçar os Municípios e fazer com que eles tenham mais independência. Precisamos formar um novo pacto federativo para dar mais autonomia e vida aos Municípios.Quero cumprimentar o Presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Gil Cutrim, que vem conduzir os Prefeitos do Estado na Marcha dos Prefeitos. Quero cumprimentar, em especial: o Prefeito Alan, de Bacabeira; o Prefeito Vera, de Santa Luzia; e o Prefeito Araken, de Alcântara. Cordialmente cumprimento também o Prefeito Magno Amorim, da minha cidade de Itapecuru Mirim.

Quero ainda registrar a visita do Vereador Costa, Presidente da Câmara de Vereadores e meu irmão, da Vereadora Eliane e do Vereador Rogério Maluf, que vieram representando os Vereadores de Itapecuru Mirim. Eles vieram nessa Marcha não só para reivindicar benefícios aos Municípios, mas também para juntamente com todos os Vereadores fazer um grande movimento no Maranhão para estadualizar a Estrada do Tingidor, a tão sonhada estrada que liga Itapecuru Mirim aos Lençóis Maranhenses e aos Municípios de Presidente Juscelino e Presidente Vargas.

E aqui eu quero fazer um apelo ao Governador do Maranhão, o Governador Flávio Dino, sensível às causas do Maranhão, para que possa nos receber em audiência, formarmos uma comissão de Vereadores para podermos realizar o grande sonho da estadualização e da pavimentação daquela estrada que escoa a grande produção do nosso Município e de toda a região. Aqui eu falo em nome desses três Vereadores que representam todos os Vereadores da cidade de Itapecuru: o Vereador Vane, o Vereador Irmão Antonio, Irmão Dentista, Carlos Júnior, Vereadora Edna, Vereador Wilson, Vereador João Zico, Vereador Abraão, Vereador Aldeiran, Vereador Nilsinho, Vereador Binô e Vereador Alexandre do Kid. Todos eles subscrevem essa reivindicação para a estadualização e pavimentação da Estrada do Tingidor. 

Quero também falar em nome de lideranças do Município de Itapecuru, como o Dr. Miguel Lauande, que também subscreve e fará com certeza parte desta comissão; Rogério Baiano; o ex-Vereador e empresário Jaimizinho, que certamente também faráparte dessa caminhada em prol da estadualização.Para concluir, Sr. Presidente, eu quero dizer que tive também o prazer de participar de uma reunião com os líderes comunitários do meu Município de Itapecuru Mirim, onde estamos elaborando um grande projeto de geração de emprego e renda que oportunamente iremos apresentar a toda população de Itapecuru e, com certeza, será referência para todo o Maranhão.São essas as minhas palavras. Muito obrigado pela oportunidade.

Informações da Câmara dos Deputados Federal