Aumento da violência em Santa Rita gera sentimento de insegurança nos moradores.

A vida pacata e tranquila dos moradores de Santa Rita é cada vez mais um mito. As histórias de vários anos sem um único homicídio vão ficando apenas na memoria dos mais antigos.Trânsito menos intenso, vida em ritmo mais lento, sentimento de segurança devido a uma suposta incidência menor de criminalidade, tudo isso ficou no passado.

Já foi se o tempo em que podíamos sair de casa a noite, andar pelas ruas e retornar as tantas da madrugada. Quem se arriscar a fazer isso nos dias atuais pode ser uma isca fácil para marginalidade. A criminalidade e violência urbana têm sido responsáveis por uma das principais preocupações da sociedade Santarritense, ostentando notoriedade nos debates públicos e nas conversas rotineiras em qualquer ponto da cidade. 

Além dos homicídios registrados com frequência, cresceram também as ocorrências contra o patrimônio, lojas e instituições financeiras são assaltadas a luz do dia e arrombadas no silencio da noite. Motocicletas e aparelhos celulares são tomados de assalto em qualquer lugar do município e a qualquer hora. 

A partir das 21h a cidade praticamente para e todos se recolhem em suas residências, temendo haver alguma ação criminosa.A possível explicação para o aumento da violência e do sentimento de insegurança em Santa Rita está relacionada diretamente à propagação e aumento no consumo de drogas, principalmente por parte dos jovens. Isso preocupa a todos até mesmo quanto ao seu futuro, visto que cada vez mais cedo essas pessoas têm contato com esses produtos. 

A realidade que parecia distante, já bate à porta e assombra os pais destes jovens que não encontram na cidade nenhuma outra ocupação para gastar o tempo com atividades no mínimo educativas ou culturais.A droga que reina em Santa Rita é o crack, que já devasta famílias inteiras e hoje é considerada o entorpecente de maior proliferação.Diante de tudo isso, Santa Rita é cada vez menos lugar de tranquilidade.

Postagem de Cristiano Dias com texto ,fotos e informações do Blog Santa Rita em Debate