ACS e ACE de Itapecuru aderem a paralisação nacional e reivindicam seus direitos em protesto em frente a biblioteca Municipal

Agentes comunitários de saúde se reuniram em frente a biblioteca Municipal na manhã desta quarta-feira (18),para reivindicar alguns direitos como o reajuste salarial entre outras reivindicações com faixas e carro de som  os agentes usaram palavras de ordem. "Estamos reivindicando principalmente o nosso piso, pois são anos sem ter nenhum reajuste", disse a um dos agente que participava  do movimento na cidade.Em seguida os agentes  saíram pelas ruas e  avenidas estendendo faixas com as reivindicações da paralisação.

A equipe de jornalismo do "Alvorada é Noticias"  procurou a Secretaria Municipal de Saúde que informou que a mobilização dos agentes de saúde faz parte do Movimento Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, não sendo um ato exclusivo dos profissionais do Município.

Segundo um dos agentes que participava do movimento, diz que os seus direitos não estão sendo cumprido pelo Governo Federal, a exemplo, o reajuste salarial do piso nacional da categoria, além de protestaram também contra portarias e emendas que ferem seus direitos e que tramitam como projetos de leis na Câmara dos Deputados.

De acordo com as informações e que o piso salarial dos agentes está congelado há cerca de dois anos. O projeto que prevê um reajuste de 21% no valor chegou a ser enviado ao Congresso, mas não avançou. Se aprovado, o piso passará dos atuais R$ 1.014 para R$ 1.232.

Reportagem e fotos de Cristiano Dias
DRT/MA 0001652 (Jornalista)