Júnior Marreca consegue autorização de funcionamento do IFMA

O Ministério da Educação autorizou por meio da Portaria nº 378 de 9 de maio de 2016, e em virtude da intervenção do deputado federal Júnior Marreca (PEN-MA), o funcionamento dos campi do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) em Itapecuru-Mirim e Araioses.Em audiência no MEC, o parlamentar pediu celeridade na emissão da autorização de funcionamento, visto a importância para a classe estudantil e docente. 

“Consegui a obra do IFMA ainda quando era prefeito de Itapecuru-Mirim. Para mim é a realização de um sonho, algo que idealizei e agora consegui levar para o município. É uma honra poder contribuir com essa conquista para os estudantes, que vão poder cursar um nível técnico ou superior”, destacou Júnior Marreca.Com a decisão, cerca de 2.400 estudantes serão beneficiados nos dois municípios com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, além de ampliar a presença do IFMA no estado do Maranhão. 

Os prédios serão divididos em bloco administrativo (14 salas e 6 banheiros, sendo 1 adaptado para portadores de necessidades especiais), bloco de ensino (8 salas de aula, 4 laboratórios de informática, 1 auditório, 1 biblioteca, 10 salas do setor pedagógico e 11 banheiros, sendo 4 adaptados a portadores de necessidades especiais), bloco de laboratórios (4 salas de laboratórios e 4 banheiros, sendo 2 adaptados a portadores de necessidades especiais) e área de vivência ampla e coberta.

A obra do Campus Itapecuru teve início em setembro de 2013 e já está concluída. A obra do campus Araioses teve início em fevereiro de 2014 e encontra-se na fase final, com previsão de conclusão até final deste ano. Em Araioses, ainda está previsto para a segunda fase da obra a construção da piscina semiolímpica e do ginásio poliesportivo.No Campus Itapecuru-Mirim, a previsão é que sejam disponibilizadas vagas para cursos técnicos no Processo Seletivo de Alunos 2017. Foram investidos R$ 6.629.783,75 para a construção de 4.950,00 m². 

Liliane Borba/Assessora de Comunicação do Deputado Júnior Marreca