Embaixador da União Europeia visita quilombolas de Itapecuru

Por Alberto Júnior/Itapecuru Noticias

Na manhã desta quinta-feira (30) a comunidade de Filipa recebeu a visita do embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que cumpre agenda de relações com nosso país.O evento foi organizado pela Associação das Comunidades Negras Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ) em parceria com a Cooperativa dos Quilombolas do Estado do Maranhão (COOPERQUILOMBOLA).

A comunidade recebeu o embaixador às 10h ao som do tambor de crioula dos moradores, logo depois foi inaugurada uma pequena agroindustria de produção de farinha, em seguida apresentaram-se danças e cantos que compõem a cultura quilombola da comunidade Filipa.João Cravinho é português e foi indicado para o cargo de chefe de delegação da União Europeia no Brasil em Agosto de 2015 e desde então trabalha no fortalecimento das relações entre o Brasil e os países europeus. Também foi chefe de delegação da UE na Índia e ex-secretário de Estado de Portugal dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Segundo Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil “Precisamos de relações mais fortes entre Brasil e União Europeia e temos certeza que o embaixador Cravinho agregará valores ao excelente trabalho já iniciado pela embaixadora anterior Ana Paula Zacarias. A EUBrasil vai trabalhar em cooperação com a delegação para estimular ainda mais as relações econômicas; particularmente, em duas áreas: investimentos e agenda digital”, afirmou à equipe do Itapecuru Notícias.Quem também esteve presente foi o Secretário da Igualdade Racial do Estado do Maranhão, Gerson Pinheiro. Pré-candidatos a vereador e prefeito, além de convidados da sociedade itapecuruenses e de outras cidades.