Social Icons

7 de nov de 2016

DIA DO RADIALISTA

No dia 7 de novembro, comemora-se o Dia do Radialista. O profissional radialista trabalha com os meios de comunicação, especialmente com o rádio, como o próprio nome sugere, embora possa atuar com televisão e afins. Apesar de a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ter ocorrido em 1922, no estado do Rio de Janeiro, a profissão foi regulamentada apenas em 1978, pela lei 6.615.
Além das transmissões e locuções pelo rádio, o radialista acaba desempenhando diversas outras funções dentro do setor de trabalho, podendo ser responsável, ainda, pelas áreas de direção, roteiro, criação, entre outros. Para que possa desenvolver bem suas atividades, espera-se de um bom radialista a habilidade de prender a atenção do ouvinte, mantendo-o atento ao programa de entretenimento. Para isso, o radialista deve inovar, fazendo uma boa narração esportiva de um jogo, transmitindo as emoções do momento, ou mesmo durante a narração de uma notícia do dia, dando-lhe a seriedade necessária. Ademais, é importante lembrar que o ouvinte não pode ver a pessoa através do rádio, o que torna a sua voz o único instrumento para atrair a atenção.
Todo aquele que deseje seguir a profissão de radialista deve fazer o curso de Radialismo ou de Rádio e TV, que é uma habilitação dentro do Curso de Comunicação Social e que forma os profissionais que atuam em rádio e televisão. Além disso, de acordo com a lei que regulamenta a profissão, todos os profissionais que pretendem atuar na área devem ter o registro profissional de radialista. 
Este documento é emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), habilitando oficialmente o radialista a desempenhar suas funções. Outra possibilidade de trabalho na área é a modalidade de radiojornalista, que atua como jornalista nas rádios, encarregando-se da produção e da divulgação de notícias. Para desempenhar esse papel, é necessário ainda o diploma de ensino superior em jornalismo. Para as demais funções, exige-se apenas a certificação de radialista, embora estudar e se aprimorar sempre seja essencial em qualquer profissão, o que, no caso dos radialistas, garante uma transmissão atraente e inovadora nas emissoras de rádio atuais.parabéns a todos os radialista da Maranhão em especial da região...
 
 
Fawkes Web e Serviços