Caminhada Pela Paz em Itapecuru foi bem sucedida

Moradores de  Itapecuru - Mirim, acuados, inseguros e com medo devido ao grande número de crimes que aumentou nos últimos meses realizaram a 2ª Caminhada Pela Paz na última quarta feira 21 de dezembro.  Segundo a organização do evento, a insegurança hoje existente na cidade, impede os moradores de uma convivência pacífica por causa dos constantes assaltos a mão armada, promovidos em sua maioria por menores infratores que chegam a praticar mais de dez roubos diários no perímetro urbano, e essa demanda foge às possibilidades de controle por parte do atual efetivo policial. Além disso é freqüente os acidentes de motociclistas com vitimas fatais sem o uso  de capacetes, furtos e roubos nos últimos meses em: residências, motos, celulares, lojas comerciais, igrejas, entre outros.

Pauta ao Governador e ao novo prefeito

Este ano a organização produziu uma lista de solicitações que acompanha a carta aberta e o abaixo assinado ao Governador Flávio Dino, ao Secretário de Segurança Jefferson Portela, ao prefeito eleito Miguel Lauande Fonseca e às demais autoridades.

A programação foi composta por várias paradas especiais onde os munícipes apresentaram o que tem de melhor por meio de falas, ordem unida e artisticamente os itens do pleito tais como:

1.    Construção de abrigo para menores infratores;

2.    Criação de uma comunidade terapêutica para cuidar dos agentes do sistema de segurança pública e outra para mulheres dependentes químicos;

3.    Construção do quartel da polícia militar do maranhão no município;

4.    Construção ou adequação da delegacia do município;

5.    Criação da polícia municipal de acordo com a lei federal 13.022/14;

6.    Criação da coordenadoria municipal de políticas sobre drogas;

7.    IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE TRÂNSITO BASEADA NA RESOLUÇÃO Nº 166, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004, LEI FEDERAL 9.503/97, RESOLUÇÃO 039 CONTRAN; SOBRE O USO DE CAPACETES ART. 55 § 1º

Entre outras...

As pautas foram entregues ao deputado estadual Cabo Campos que se fez presente a convite de moradores e este providenciará um encontro com o primeiro escalão do governo para dar encaminhamento aos pleitos.

Informações de Miercio Bezerra