Em Itapecuru Unidade Prisional realiza palestra a detentos

Por Itapecuru Noticias

Aconteceu na unidade prisional de ressocialização de Itapecuru Mirim (UPR) atividade temática denominada Dezembro Vermelho com o objetivo de levar conhcimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e seus métodos de prevenção.

O evento é parte do trabalho de humanização desenvolvido no unidade que tem alcançado bons resultados entre os internos, além deste tipo de atividade hoje o presídio conta com uma escola de alfabetização, outra destinada à educação de jovens e adultos e recentemente inaugurou uma fábrica de vassouras que possibilitam a ressocialização de quem cumpre pena em Itapecuru.

Para o diretor Jorge Henrique Viegas, "o papel fundamental e pedagógico da unidade prisional não é a repressão, ela tem um papel de reintegração social de fazer com que estas pessoas sejam pessoas diferentes, compromissadas com suas famílias, pessoas capacitadas em termos de estudo e de trabalho que retornem ao seu seio familiar e que eduquem as suas famílias também". Declarou ele à equipe do Itapecuru Notícias.

A abertura aconteceu com a palestra "Doenças Sexualmente Transmissíveis no Contexto das Pessoas Privadas de liberdade", ministrada pelo especialista penitenciário em psicologia Anderson da Silva Lima. Em seguida foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite coordenados pela especialista penitenciária em enfermagem Liana Cristina Mendes Costa.

A Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru foi implantada no dia 10 de Julho de 2015 após processo de audiências públicas que contou com a participação da comunidade, secretaria de estado da segurança pública, prefeitura e sociedade civil organizada. Hoje conta com cerca de 162 interno e recebe presos dos municípios que compõem a regional de Itapecuru, cerca de nove delegacias.