Audiência pública de combate às drogas é realizada em Itapecuru

Por Itapecuru Noticias
Foi realizada na tarde desta segunda-feira (16), no plenário da câmara de vereadores de Itapecuru Mirim, audiência pública para implantação do comitê municipal de políticas sobre drogas no município.
O evento contou com a participação de entidades da sociedade civil organizada como Pastoral da Juventude, Instituto Missionário Resgate, diretoria da APAC Itapecuru, rede de diálogos sobre drogas no Maranhão, grupo caminhada pela paz em Itapecuru; representantes das polícias civil e militar, corpo de bombeiros, ministério público do Maranhão, secretaria de assistência social, procurador-geral do município, vereadores, o deputado estadual Cabo Campos (PP) e a deputada federal Eliziane Gama (PPS).
As proposições foram apresentadas no intuito de ampliar a ação do poder público, auxiliado pela sociedade, no combate ao consumo de drogas na cidade e região. O objetivo da audiência foi levar um documento ao prefeito Miguel Lauand (PRB) que seja a minuta do projeto de criação do conselho de políticas sobre drogas a ser enviado à câmara de vereadores para implantação da entidade.
Vários profissionais foram homenageados pelo seu engajamento na luta em ressocializar aqueles que necessitam de tratamento por problemas com drogas lícitas, como álcool e tabaco, também ilícitas como crack, cocaína e afins. Um dos homenageados foi Dominice Soares, proprietário da clínica Osteo Reabilith que se engajou ao grupo e faz um trabalho junto ao Instituto Missionário Resgate. Outro homenageado foi Miércio Bezerra, diretor da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de Itapecuru.
O comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Itapecuru, fez um alerta para a ação das famílias no combate ao uso de drogas e sua importância tanto na prevenção quanto na recuperação. Segundo ele, a PM está hoje nas escolas com o trabalho de prevenção através do Programa de Erradicação de Drogas (PROERD) porque as famílias deixam de fazer seu papal.
O deputado estadual Cabo Campos (PP) deu um testemunho de superação da dependência que teve em sua família e lembrou que "sem Deus não há salvação, muito menos sucesso em ressocializar quem quer que seja". Lembrou da realização do primeiro fórum de fortalecimento das comunidades terapêuticas do Maranhão, ocorrido em maio de 2016, e exaltou o trabalho realizado pelo pastor Sebastião Ribamar no Instituto Resgate.
Já a deputada federal pelo Maranhão, Eliziane Gama (PPS), fez uma explanação do que é a comissão de combate às drogas da câmara federal da qual ela é a coordenadora e conclamou a sociedade itapecuruense como um todo a participar desta luta. Lembrou que o Brasil é o maior consumidor de Crack do mundo e chamou atenção para o trabalho de prevenção que é feito em parceria com as promotorias, escolas e órgãos da sociedade organizada.
O procurador do município, Dr. Tarcísio Chaves, em seu discurso deixou claro que a atual administração implantará o conselho porque acredita que somente com a participação da sociedade civil organizada poderá alcançar os resultados esperado pela população. Veja a matéria da Itapecuru Webtv.