URGENTE! Tremor de terra provoca pânico em Itapecuru-Mirim/MA

O ano de 2017 começou com relatos de pessoas que afirmam terem sentido a terra tremer por volta das 9:47h da manhã desta terça-feira  em Itapecuru-Mirim/MA, fato este ocorrido em um espaço de tempo de 15 segundos.tremor este sentido em todos os bairros e no povoado Tingidor. Os moradores saíram para as ruas sem entender o que estava acontecendo e começaram a relatar o que havia acontecido em suas casas. 


O tremor não durou mais que quatro segundos, mas sua intensidade assustou a população inteira. Quem ainda estava deitado sentiu a cama tremer forte, os que estavam em pé não sabiam o que pensar, apenas sentiram o chão mexer; a rede de fios que transmitem energia também tremeu com o movimento dos postes.

Nos prédios com dois ou mais pavimentos os moradores entraram em pânico porque a intensidade foi maior; quanto mais alto, mais forte o tremor. Funcionários de escritórios, clínicas e empresas que funcionam nestes prédios desceram correndo para o térreo à procura de uma resposta para o que estavam sentindo.

Para a geógrafa itapecuruense Socorro Araújo, que está em Itapecuru em férias na casa da família e também sentiu a vibração, trata-se de um abalo sísmico de considerada intensidade. Isso acontece quando as placas se movimentam e naturalmente as camadas da terra vão se acomodando acompanhando o movimento, como consequência há vibrações numa espécie de onda que ecoa e pode ou não causar barrulho. Segundo a geógrafa, no caso de Itapecuru parece ter sido apenas a consequência da propagação das vibrações.

Itapecuru não tem histórico que tremores de terra ou mesmo de terremotos, por este motivo o evento desta manhã apavorou muita gente. Os tremores de terra e terremotos são mais comuns em áreas que ficam no encontro de placas tectônicas ou próximas a elas, o Brasil está localizado no meio de uma placa destas placas e não está sujeito a desastres desta natureza.

Mais relatos

Pelas redes sociais, moradores de Nina Rodrigues, Itapecuru, Vargem Grande, Timon, Axixá e São Benedito do Rio Preto, no interior do Maranhão, já relataram também ter sentido a terra tremer.O tremor de 8.3 foi no Chile, gente! Magnitude alta. Por isso vários lugares no Brasil balançou por 15 segundos. Tenham calma porque a origem do terremoto foi longe de nós. Devido a intensidade foi perceptível aqui.

Fonte: Da Redação