Abraço (MA) e a Faculdade Estácio inicia o curso de comunicação para Radialistas

Fotos de Adilson Carlos
Já deu início ao projeto de extensão “Capacitação para Radialistas Comunitários”, realizado pela Faculdade Estácio, em parceria com a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) foi proferida no último dia (29), às 9 horas da manhã.

O curso tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento teórico e prático dos radialistas que atuam nas emissoras comunitárias. As aulas serão realizadas todos os sábados, das 9h às 12h, na Faculdade Estácio, localizada próximo ao Canto da Fabril, em São Luís, em frente à Igreja Universal do Reino de Deus.

Alunos de diversas cidade (Viana, Penalva, Pedro do Rosário, Turiaçu e região metropolitana) ficaram felizes pela iniciativa da ABRACO-MA e Faculdade Santa Teresinha a onde a mesmo oferece os cursos para os devidos profissionais. O projeto da Faculdade Estácio foi bem recebido pela Abraço-MA, que parabenizou a iniciativa da instituição ao desenvolver um trabalho de extensão voltado para o segmento da comunicação comunitária, gerando oportunidade para dezenas de radialistas. O curso é gratuito, tem carga horária de 30 horas/aula, aos sábados, no total de 10 encontros e ao  final do curso , os participantes recebem certificado.

Um destaque e o radialista e Jornalista Cristiano Dias da cidade de Itapecuru-Mirim mesmo com inúmeras qualificações profissionais e registros aptos para o exercício legal da profissão o mesmo não perdeu tempo de fazer a sua inscrição e participa do curso. Vale lembrar que as aulas são teóricas e práticas, e para o professor Paulo Pellegrini, que coordena o curso, esta parceria é uma responsabilidade social da Faculdade e de grande importância para fortalecer os serviços das rádios comunitárias no Maranhão.

CONTEÚDO

As disciplinas serão ministradas por Paulo Pellegrini, mestre em Cultura e Sociedade pela UFMA) e professor de Jornalismo da Faculdade Estácio São Luís e coordenador de núcleos da Rádio Universidade FM.

Ao longo do curso haverá tópicos sobre história do rádio; noções de como funciona o rádio; modulações; tipos de rádio; legislação radiofônica; funções e atribuições da rádio comunitária; técnicas de texto radiofônico; técnicas de locução; técnicas de entrada ao vivo; organização de uma emissora; organização de cobertura radiofônica; radio jornalismo; produção de boletins e matérias; produção de entrevista e postura do entrevistador; produção de campanhas para rádio; produtos radiofônicos.

Da redação