Cinco razões para você cuidar dos seus dentes com atenção

Bem-estar: A falta de um dente faz com que seu vizinho entorte, expondo parte sensíveis e produzindo dor. Favorece ainda ao acúmulo de alimentos e germes, podendo desenvolver cárie dental e inflamações nas gengivas.

Saúde: O que você acha de ter bactérias da boca passeando pelo sangue? Isso acontece se a higiene bucal for ruim e houver sangramento na gengiva. Dar uma volta por veias e artérias, no caso desses germes, significa abrir o caminho para várias doenças.

Aparência: Dentes maltratados envelhecem as feições e passam a impressão de desleixo. Quem não cuida dos dentes tende a perdê-los mais cedo. Já se imaginou de dentadura?

Digestão: A falta de dentes prejudica a mastigação e, consequentemente, a absorção da comida pelo estômago e intestino, uma vez que os alimentos chegam a estas regiões ainda na consistência sólida e não pastosa.
Vida social:Você conhece alguém com mau hálito? Caprichar na higiene bucal é a melhor maneira de acabar com o problema. De 30% a 40% dos brasileiros sofrem de halitose e a má higiene bucal é responsável por 90% dos casos. Além das escovação com creme dental, uso de fio dental e enxagutórios bucais, uma faxina bem feita na língua deve ser feita. É nela que se forma a soburra, uma placa bacteriana composta ppor restos alimentares e bactérias anaeróbicas proteolíticas, que se alimentam de células descamadas e exalam mau cheiro. Para remover a soburra deve-se, escovar a língua com a escova de dentes e posteriormente utilizar um limpador de língua.

Outros fatores podem estar associados para contribuir com a halitose: estresse, cigarro e ingerir alimentos com alto teor de gordura, proteína animal e enxofre.

* O conteúdo desta matéria foi extraído da Revista Saúde da editora Abril.Se você apresenta algum problema que comprometa a sua saúde bucal procure um dentista ele irá te ajudar.

☎Ligue e marque uma avaliação  Faça-nos uma visita e agende a sua consulta para tirar todas as suas dúvidas, aguardamos você. Av. Gomes de Sousa, 26 - Centro Itapecuru-Mirim /MA (98)3463-1500 / (98)9.8748-9627 Email: odontocenter10@hotmail.com