Confira 10 dicas para economizar no Dia das Mães

Em datas comemorativas, sempre queremos presentear aqueles que amamos, e o Dia das Mães não poderia ficar fora dessa lista. No segundo domingo de maio, o desejo é dar o melhor para essa pessoa tão especial, e a principal dificuldade encontrada pelos consumidores é como mimosear a mamãe sem futuras complicações financeiras.

Para agradar às mães e não deixar de lado a economia, a solução é simples: faça um planejamento. Evite realizar compras por impulso e saiba exatamente quanto pode gastar nos presentes sem ultrapassar o orçamento. Caso deseje comprar algo de maior valor e queira parcelar, busque sempre opções sem juros. Caso contrário, é melhor investir em algo mais simples, para evitar dívidas.

Um dos meios de pagamento interessante para tais ocasiões é o crediário, que, apesar da atratividade dos meios eletrônicos, é o instrumento que mais ajuda na organização financeira. Com o boleto de cada parcela em mãos, fica mais fácil lembrar o que se tem a pagar e administrar as contas do mês.

Para isso, elencamos 10 passos de um bom planejamento para realizar compras inteligentes e ficar longe de dívidas. São eles:

1) Defina um valor para gastar como meta;
2) Seja fiel à meta e não ultrapasse o orçamento;
3) Entenda o perfil de sua mãe e liste tudo que ela pode gostar;
4) Visite lojas antes de comprar, registrando preços e condições de pagamento;
5) Compare preços e condições das lojas visitadas;
6) Escolha a opção mais favorável para seu orçamento e realidade;
7) Em caso de parcelamento, lembre-se de incluir o valor no fluxo de caixa dos meses seguintes;
8) Opte por presentes simbólicos e mais simples, mas que tenham um significado, caso esteja em dificuldade financeira;
9) Utilize meios de pagamento que ajudem sua organização e não cobrem juros;
10) Realize os pagamentos em dia.

Não há segredos. A chave do bom planejamento é ser paciente e atentar a detalhes que fazem toda a diferença no fim do mês. Seguindo esses passos, é possível presentar dentro de sua realidade financeira. Afinal, o que mais importa é dar sentido a esse dia tão especial de forma organizada e consciente.

Informações MultiCrédito