MARANHÃO GANHA DOIS NOVOS CONSÓRCIOS

Por Telmar Felix

Prefeitos dos municípios do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba estiveram reunidos na cidade de Urbano Santos/MA, na sexta-feira (26), para a criação dos Consórcios Públicos Intermunicipais de Desenvolvimento Regional CIDR VALE DO ITAPECURU e CIDR BAIXO PARNAÍBA. Os trabalhos tiveram a Coordenação do Secretário-Geral da Federação Maranhense dos Consórcios Públicos Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, e contou com as presenças do Deputado Federal Aluísio Mendes e do Diretor Executivo do Ministério do Turismo, Luis Vannucci.

Participaram da assembleia os municípios de Urbano Santos; Belágua; Vargem Grande; Itapecuru-mirim; Nina Rodrigues; Anapurus; Mata Roma; Chapadinha; Santana do Ma e Brejo.

Anfitriã da Assembléia, a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, abriu os trabalhos agradecendo a todos os presentes pelo momento histórico para o seu município ao sediar um Encontro de Prefeitos comprometidos com o desenvolvimento de dois territórios de grande potencial para o Maranhão, assim como a presença do Ministério do Turismo, em uma demonstração de vontade política pela consolidação do Pólo Turístico da Balaiada. "Não tenho mais dúvidas que estamos no caminho certo e histórico para os nossos municípios", enfatizou Iracema. 


Durante os trabalhos, foi apresentada a proposta da Femaci para a Segurança Pública, pelo Consultor Delso de Jesus, que contou com a mediação do Deputado Federal Aluísio Mendes. também houve a palestra do Diretor Executivo do MTUR, sobre "O Pólo Turístico da Balaiada no Contexto do Mapa Turístico do Brasil". Na etapa final da Assembléia Geral Extraordinária, o secretário-geral da Femaci, Ronald Damasceno, relatou os trabalhos de Constituição dos Consórcios, iniciados em abril, durante Seminário de Sensibilização sobre Consórcios Públicos, em Vargem Grande/MA. Ronald também apresentou as Leis autorizativas, e iniciou o processo pela ratificação das diretorias executivas dos dois Consórcios, onde anunciou a decisão dos prefeitos presentes pela indicação da Prefeita de Urbano Santos/MA, Iracema Vale, e da Prefeita de Anapurus, Wanderly, para a Presidência e Vice-Presidência do CIDR BAIXO PARNAÍBA, respectivamente; e do Prefeito de Vargem Grande, Carlinhos, e o prefeito de Nina Rodrigues, Rodrigo da Yara, para Presidente e Vice-presidente do CIDR VALE DO ITAPECURU