Encarcerados e recuperandos participam de ações de cidadania em Itapecuru-Mirim

Por Verislene Alves

(Foto: Divulgação/TJ-MA)
Até o dia 01 de agosto, 183 encarcerados e egressos do sistema prisional de Itapecuru-Mirim participarão de dois eventos, a “Semana do Recuperando” e a XVIII “Semana do Encarcerado”, voltados para a promoção de ações de cidadania, saúde, educação e esporte.

As atividades da Semana do Recuperando, está sendo promovida pelo Poder Judiciário da comarca, e são voltadas para os 20 egressos do sistema prisional em processo de recuperação e reinserção social na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Já a Semana do Encarcerado, está sendo promovida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, em parceria com o Poder Judiciário e Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim.

Os eventos estão sendo realizados com o apoio Tribunal de Justiça do Maranhão e Corregedoria Geral da Justiça e em parceria com a Associação Comercial do Município, Prefeituras dos Municípios de Itapecuru Mirim, Cantanhede e Anajatuba; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública; Ordem dos Advogados do Brasil; Núcleo de Estudos de Estado; Segurança Pública e Sociedade (UFMA) e Federação Brasileira das APACs (FBAC).

Programação

A programação da Semana do Recuperando teve  início hoje segunda-feira (28), às 14h, na sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), com pronunciamentos da juíza Mirella Cezar Freitas (titular da 2ª Vara), do promotor de Justiça e do presidente da APAC, seguida da palestra “Somos Todos Recuperandos”, com o defensor público Marcus Patrício Monteiro. Na ocasião, será realizada cerimônia de casamento comunitário de quatro casais com noivos internos.

Na solenidade, que será realizada também a entrega de certificação de internos formados no Curso de Refrigeração (instalação e manutenção de ar-condicionado) e inauguradas três oficinas: “Semear”, “Alinhando Vidas” e “Ate em Gesso”. No dia 29, oito casais de presos vão participar de cerimônia de casamento comunitário.

Nos dois eventos, a programação seguirá ao longo de toda a semana, com atividades de integração diversificadas, com palestras sobre temas na área da segurança e do sistema penitenciário, metodologia de humanização da APAC, apresentações culturais e religiosas.