Recadastramento biométrico tem baixa procura em Itapecuru-Mirim/MA

Imagem Ilustrativa
Para conscientizar a população sobre o recadastramento biométrico, está sendo realizada uma campanha nos meios de comunicação. Porém, a baixa procura por parte dos eleitores é preocupante para o Cartório Eleitoral de Itapecuru.

Segundo o chefe do Cartório da 16ª Zona Eleitoral de Itapecuru, Timóteo Liberato, fala sobre a procura dos eleitores de Itapecuru pelo Recadastramento Biométrico Eleitoral,segundo ele informa que tem sido baixa nos últimos dias, e alertou para que os eleitores Itapecuruenses não deixem pra última hora, pois o Cartório Eleitoral de Itapecuru está preparado para fazer até 70 recadastramentos por dia ou ate mais.

Vale lembrar que o recadastramento é um procedimento necessário para que a população vote na nova geração de urnas. As urnas biométricas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.
Os documentos necessários para o recadastramento são: documento oficial de identificação que contenha foto, como RG, CNH, carteira profissional, passaporte, carteira de reservista ou certificado de alistamento militar; ou comprovante de residência emitido há no máximo, três meses, em nome do eleitor, ou em nome de um parente (o eleitor deve comprovar o parentesco).

Para o primeiro título eleitoral, é necessário ainda o comprovante de quitação do serviço militar, para homens com idade entre 18 e 45 anos, documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver, como certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial, entre outros.

Ainda segundo ,Timóteo Liberato o eleitor que não recadastrar o seu título de eleitor, terá o CPF cancelado, se servidor público não poderá receber seu salário, realizar empréstimos bancários, prestar concursos públicos entre outras consequências. O Recadastramento vai até Dezembro.

Redação e Reportagem:Cristiano Dias/Radialista e Jornalista