Governo vai reformar Casa de Cultura Professor João Silveira em Itapecuru-Mirim

Por Alpanir Mesquita

Espaço que reúne atividades como exposições, pinturas, debates, aulas de música e muito mais, a Casa de Cultura Professor João Silveira, em Itapecuru-Mirim, será reformada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). A ordem de serviço para início da obra foi assinada pelo Secretário da Sectur, Diego Galdino, e tem prazo de entrega em 90 dias.

O espaço recebeu a sua última restauração em 2001 e estava funcionando em condições precárias, com diversas avarias físicas, principalmente no forro. A obra, que já começou e será concluída em 90 dias, incluí troca de forro, piso, revisão das instalações elétricas e hidro sanitárias, pintura completa, além de outras intervenções.

O secretário da Sectur, Diego Galdino, disse que foi procurado pelo prefeito de Itapecuru-Mirim sobre a possibilidade da Casa de Cultura Professor João Silveira ser revitalizada, pois o espaço faz parte da história da cidade e hoje é um ambiente totalmente voltado para atividades culturais e sociais. Além disso, o secretário ainda afirmou que no segundo semestre o lugar receberá a doação de instrumentos musicais para o incentivo e o desenvolvimento do estudo da música.

Casa de Cultura

O casarão tem características coloniais e arquitetura lusitana, suas paredes seculares moldadas com azeite de mamona, cal de sarnambi e grandes pedras; as grades de ferro fundido ainda apesar de corroídos, resistem a ação do tempo.

No local, ficou preso Cosme Bento das Chagas, o Negro Cosme, o líder da Balaiada, revolta ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841 contra a violência policial da época.