Dia “D”de vacinação contra sarampo e poliomielite em Matões do Norte/MA

A Prefeitura de Matões do Norte através da Secretaria de Saúde realizou nesta manhã de sábado (18), a campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.A meta é vacinar 100% das crianças de sede e dos povoados até o dia 31 de agosto para que a população infantil esteja protegida. Segundo a secretária Municipal de Saúde de Matões do Norte.

O diretor do Centro Avançado de Saúde José Araújo falou sobre a importância de imunizar todas as crianças tanto da sede quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo município, crianças de 01 e menores que 05 anos de idade estão sendo vacinadas no centro de saúde deste o dia 06 de agosto e a campanha irá até o dia 31 deste mês das 08h às 17h, ainda ressaltou o total apoio da Administração do prefeito Padre Domingos à secretaria municipal de Saúde.

Sendo uma campanha nacional, o município não poderia ficar de fora, segundos alguns dados o nordeste é onde tem o índice mais alto de sarampo, e a campanha está acontecendo para minimizar os casos já existentes, afirma o Coordenador de Imunização Jairo Amorim.Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. 

Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite informa o Ministério da Saúde.Contra a poliomielite: crianças entre 1 e menores de 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".Contra o sarampo: crianças entre 1 e menores que 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Atenção: não receberão a vacina as crianças de 1 entre  5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Ministério da saúde.
Administração com participação.