Trânsito 'sem lei' prejudica moradores e comerciantes de Itapecuru-Mirim/MA

Motoristas não respeitam semáforos

Parece brincadeira, mas é  pura realidade, no município  de Itapecuru-mirim há 100 km da capital São Luís, até  foi colocado um semáforo no principal cruzamento da cidade, onde o fluxo de veículos, pedestres é maior sendo também BR, com objetivo de dar mais segurança aos Itapecuruenses. Porém as escolas, panfletos, banners informativos não divulgaram a importância da educação no trânsito.

Somente para os motoristas de passagem, que são obrigados a transitar  pela BR 222, que corta  o centro da urbano, se   preocupam e respeitam o sinal vermelho.Pois, para motociclistas e demais motoristas, não estão nem um pouco entendendo pra quer serve luz verde, amarela e vermelha.

É visível  como na foto, clic de flagrantes de transeuntes, na manhã de sábado 9 de março 2019, pessoas conduzindo motocicletas,  tranquilamente no sinal vermelho, correndo risco de acidentes, fato esse que já foi registrado outras vezes, causando prejuízos materiais e seqüelas nas vítimas.

Podemos dizer que Itapecuru e uma das poucas cidades maranhense, que dispõe de semáforo, mas o que impressiona, é  o fato de que vários  acidentes já ocorram é nenhuma solução  foi apresentada.

Uma das prerrogativas da implantação da sinalização horizontal e vertical em Cidades com mais de 50 mil habitantes.Detalhe, quando perguntado  sobre a obrigação de respeitar a sinalização, alguns, brincam sorrindo  achando normal, chegando  a cobrar fiscalização.

É lamentável, o poder público se omitir dessa responsabilidade, e mais ainda a população aproveitar a falta de compromisso do gestor, e não  usar o bom senso, praticando atitude com Educação, que começa em casa.

Em tempo:

A cidade tem Guarda Municipal que cuida do Patrimônio publico ,não de trânsito e os condutores entendem que o guarda municipal tem é a função de fiscalizar o trânsito, o que não  é de responsabilidade da GM, pois cuida e proteger somente o Patrimônio Municipal.

Informações de Adilson Sousa e colaboração de Cristiano Dias