PREFEITURA DE MATÕES DO NORTE/MA REALIZOU VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Matões do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizaram na manhã desta terça-feira (30/04/2019) a 8ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do Centro Paroquial no centro da cidade. O tema este ano é "Democracia e Saúde". 

A conferência teve como objetivo principal discutir o tema "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” além de avaliar as ações e reunir propostas e sugestões para guiar as politicas públicas de saúde no município.  

O encontro reuniu um grande público com representantes de diversos Segmentos da sociedade e de servidores públicos, contou também com as  presenças do  Prefeito Padre Domingos Costa e da maioria dos vereadores que formam base a administração municipal.  

A Secretária de Saúde Maria José Araújo disse que  os conselhos municipais e a realização das conferências são fundamentais para o processo de melhoria e avanços já que, esse é um espaço diferenciado onde você debate exaustivamente o assunto em pauta e que dessa discussão surgem boas  reflexões sobre a saúde e que constarão como matérias que  serão consolidadas para serem enviadas pela comissão de delegados eleitos como propostas para a conferência Estadual de Saúde.

Padre Domingos Costa, chefe do poder executivo municipal destacou a importância de reafirmar o artigo 196 da Constituição, que diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado e também que a democracia é um valor nacional que deve ser preservado. “O papel fundamental do SUS é a equidade e a promoção da Justiça Social. Esse sistema precisa ser fortalecido e ampliado para que a saúde pública passe a ser ainda bem melhor", ressaltou o gestor.

#Prefeitura de Matões do Norte 
#Conferência 
#Saúde