SOLIDARIEDADE: Prefeito entrega equipamento de oxigênio à família carente.

O Prefeito Magno Amorim realizou na noite de sábado, 22 de fevereiro, a entrega de um equipamento muito importante para a família de dona Celeste Bandeira Lopes Santana de 75 anos.

Dona Celeste sofre de uma doença conhecida por ‘’Fibrose Pulmonar’’.  É a forma mais comum entre as chamadas doenças intersticiais pulmonares. É uma doença crônica não infecciosa, de causa desconhecida e limitada aos pulmões, em que vai ocorrendo substituição do pulmão normal por fibrose (tecido de cicatrização), alterando a sua capacidade de realização de trocas gasosas (oxigenação do sangue).

A maioria dos indivíduos atingidos apresenta idade superior a 60 anos e a maior parte é do sexo masculino, fumante ou ex-fumante. Os sintomas mais comuns são falta de ar, com piora progressiva, e tosse seca, por mais de seis meses. Os indivíduos podem apresentar dedos em baqueta de tambor e, com o tempo, pode haver redução da oxigenação, com coloração azulada das extremidades (por exemplo, das pontas dos dedos). Pode haver períodos agudos de piora importante dos sintomas, relacionados à própria doença, que podem surgir até mesmo nos primeiros meses após o diagnóstico. Com o tempo, pode haver necessidade de suplementação de oxigênio.

O Concentrador de Oxigênio é um equipamento médico utilizado em oxigeno-terapia, que basicamente produz oxigênio para pacientes com problemas respiratórios. Ele gera oxigênio em concentrações acima de 93%, que é muito superior à do ar ambiente que é de 21%. (ar ambiente = 21% oxigênio  +  78% nitrogênio  +  1% outros gases).

Por estas vantagens, associado ao baixíssimo custo do oxigênio produzido, os concentradores vêm se tornando populares como a melhor opção para quem precisa de oxigênio medicinal, sendo usado em: oxigeno-terapia, junto com CPAP para tratamentos de apneia,  anestesias e até em alguns processos industriais de pequena escala.

A familia de dona Celeste Bandeira vinha lutando para adquirir este equipamento há muito tempo, mas os recursos não davam para comprar, pois o valor é altíssimo, em torno de cinco mil reias. Foi então que a familia pediu ajuda do Prefeito Municipal Magno Amorim, que comprou o equipamento para dona Celeste Bandeira e fez questão de entregar pessoalmente a familia. Este é o segundo concentrador de oxigênio que o Prefeito Magno Amorim compra. O equipamento aumentará os anos de vida de dona Celeste Bandeira.

FOTO: LUIS CARLOS