Social Icons

28 de mar de 2014

CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 MPMA lança Campanha Maria da Penha 2014

O Ministério Público do Maranhão lançou a 3ª edição da campanha "Maria da Penha em ação: prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino", que tem por objetivo capacitar educadores e ministrar palestras para alunos da rede pública estadual de ensino para a prevenção da violência contra a mulher.

 A titular da 22ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, Selma Martins, diz que o MPMA aproveita as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, para lançar a campanha, que é um trabalho permanente realizado pelo órgão ao longo do ano.
 Ela comenta números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que revelam uma pequena diminuição nos números de mortes causadas por violência contra a mulher desde que a Lei Maria da Penha foi criada.

 "De 2001 a 2011, o número de mortes de mulheres vítimas de violência caiu de 5,43 para 5,41 para cada cem mil mulheres no país. Esse é um número muito sutil, e o IPEA acredita que isso se deva ao baixo índice de registros". Ainda segundo dados do IPEA, o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking dos países com maior índice de violência contra a mulher.

O MPMA realiza campanhas de prevenção da violência domiciliar nas escolas estaduais e municipais desde 2012, com capacitação de professores e palestras para os alunos. "Com estas ações, o Ministério Público transforma o estudante em multiplicador da Lei Maria da Penha, porque leva as orientações para dentro de casa" - enfatiza a promotora Selma Martins.

CONCURSOS

Além de capacitação de professores e palestras para os estudantes, fazem parte da campanha concursos de redação e de vídeo de bolso produzidos pelos alunos da rede pública de ensino.

 Os vencedores receberão, por ordem de classificação: um tablet (1º lugar), uma máquina digital (2º lugar) e uma poupança no valor de R$ 200 (3º lugar). Os professores que orientarem os alunos premiados nos dois concursos também receberão os mesmos prêmios oferecidos aos estudantes.
Iane Carolina (CCOM-MPMA)
 
 
Fawkes Web e Serviços