Eleições e Cargos Públicos em debate na Câmara

Fotos:Eudes Marinho
José Carlos de Araujo Vieira Junior (PTC) trocou umas palavras, errou o nome do sindicato ao elogiar Jorge Santos Silva, mas justificou tais gafes dizendo que tudo é fruto do cansaço por ter viajado pelo interior do Estado nos últimos dias em apoio às candidaturas de Flávio Dino ao Governo do Estado, e a do Vice-Prefeito de São Luis Roberto Rocha ao Senado. Pelo que viu por onde passou, inclusive em cidades de pequeno porte, Carlos Junior diz que está cada vez mais confiante em ver tais políticos sagrando-se vencedores das eleições 2016, e ainda pediu que os demais vereadores adentrassem a essa chapa, que tende a mudar a realidade do Maranhão. O líder da oposição aproveitou para criticar o Pré-Candidato ao Governo Edinho Lobão (apoiado pela Governadora e pelo Prefeito Magno Amorim), denunciando a ligação do mesmo com casos recentes de corrupção que levaram um doleiro à prisão.

Trazendo seu discurso para o âmbito municipal, Carlos Junior citou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feita por Magno Amorim há poucos dias, fazendo questão de elucidar que tal fato fez com que o gestor municipal admitisse a inconstitucionalidade de contratos mandados pelo mesmo desde 2013 para a Câmara. Segundo o vereador, que lembrou que muito tentou alertar a Câmara sobre o perigo que era a aprovação desses contratos, a consumação do fato desmoraliza o parlamento municipal. Por fim, o mesmo anunciou a vinda da Promotora Flávia Valéria Nava Silva para Itapecuru-mirim, o que, para ele, foi uma bela resposta dada aos que tentaram impedir a transferência de Benedito de Jesus Nascimento Neto (Benedito Coroba) para o município, já que a jurista que atuará em Itapecuru tem Doutorado em Improbidade Administrativa, na Inglaterra.

O TAC assinado pelo Prefeito Magno Amorim prevê a demissão dos contratados no prazo máximo de noventa dias, convocação dos excedentes no Concurso Público Municipal para tomarem posse nos cargos, e realização imediata de concurso para Professor de Nível Infantil e Fundamental Menor.

Rogério Maluf Gonçalves (PRP) disse não acreditar na oposição estadual, que julgou ser problemática. Como exemplo, citou as candidaturas ao Senado de Roberto Rocha, que é ligado ao presidenciável Eduardo Campos; e a de João Castelo, que é ligado ao presidenciável Aécio Neves. O líder do governo afirmou que eleição não se ganha na véspera e pediu que não elejam Flávio Dino como governador, pois aí estaria sendo reimplantado o comunismo no Maranhão. O vereador destacou a humildade de Luis Fernando ao abrir mão da disputa, e crê na força de Edinho Lobão para ser eleito, e ainda disse que a candidatura irá dividir a oposição do município, visto que é formada (não em sua maioria) por muitos aliados da Governadora Roseana Sarney. Apelidando Carlos Junior de “Capataz do Comunismo”, Rogério pediu que o líder da oposição diminuísse seu lado perseguidor.

Sobre o TAC, Rogério Maluf defendeu a administração dizendo que o Prefeito Magno Amorim o assinou conscientemente. Lembrou que a Desembargadora Ângela Salazar garantiu constitucionalidade e que cláusulas sempre existem para que se administre o município respeitando a lei.Após as defesas pessoais, a sessão foi encerrada com o anúncio do Presidente José de Arimatéia Costa Junior (PSDB) de que a Câmara entraria, a partir daquela data, em dez dias de recesso.

Fonte:Itapecuruagora.com