Começa a campanha contra a gripe Influenza e iniciada em Itapecuru

A partir de hoje (4) tem início, em Itapecuru, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza para este ano de 2015.

Segundo revela a coordenadora municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, Neuza Maria de Araújo Mendes, devem ser vacinadas crianças com seis meses de vida a menores de cinco anos de idade, trabalhadores do setor de saúde , gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, indígenas ,idosos a partir de 60 anos e pessoas com histórico de doenças relacionadas e comprovadas através de solicitação medica.

Neuza Maria de Araújo Mendes disse que a meta da Secretaria de Saúde de Itapecuru é imunizar uma boa parte dos povoados em especial os da sede.

Ela lembrou que, no ano passado, o município superou a meta estipulada pelo governo, com o índice de 90,40% do público-alvo na campanha de vacinação contra a gripe Influenza.A coordenadora municipal esclareceu que a campanha se estenderá até o dia 22 de maio , e no sábado, dia 9 de maio, todas as unidades de saúde estarão abertas no período das 8 às 17 horas.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

Fonte e informação:Cristiano Dias