Horário de verão deixa itapecuruenses confusos no 1º dia

 Por Itapecuru Noticias

Mesmo não sendo aplicado nas regiões Norte e Nordeste, o horário brasileiro de verão causa confusão para quem mora nelas. Este é o caso dos itapecuruenses que acordaram meio atordoados neste domingo (16), início do período em que os brasileiros devem adiantar em uma hora o relógio.

O horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos. Acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. A medida também é adotada em diversos países, como forma de usar energia de forma mais eficiente, especialmente nos países com geração termelétrica, ou de racionalizar o uso da infraestrutura energética. Nos Estados Unidos, por exemplo, é adotado “Daylight Saving Time”, geralmente entre março e novembro.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Os itapecuruenses devem ficar atentos ao horário de funcionamento dos bancos que obedecerão o horário oficial de Brasília, as casas lotéricas também obedecerão ao horário de verão por depender do sistema da Caixa Econômica Federal. Será fácil perceber a diferença horária pela programação nacional das emissoras de TV, mas a adaptação será gradual como todos os anos.