NO AUGE DA TENSÃO

Denúncias graves marcam sessão!
Foto Eudes Marinho / Itapecuru Agora.com
Que nossos nobres edis protagonizam discussões fervorosas na Câmara Municipal de Vereadores, isso já não é novidade para ninguém. Surpresa mesmo foi o nível do embate ocorrido na última quinta-feira (22 de maio).A situação não estava tão tensa quando a vereadora Edna Teixeira Martins (PC do B) fez uso da palavra. A mesma denunciou a situação da educação no município, alegando que há descaso com as escolas, pois é visível que há espaço para ampliação das mesmas, porém, não estão passando por uma reforma, já que as atuais estruturas estão pequenas para o número de estudantes do município.

Quando José Carlos de Araujo Vieira Junior (PTC) discursou na tribuna, já se notou um agravamento da situação logo no princípio das discussões. O líder da oposição defende o bloco afirmando que não é contra ninguém, mas sim contra formas de administrar. Admitiu que grandes problemas da cidade também são de responsabilidade de gestões passadas, porém não isentou o Prefeito Magno Amorim de ter uma parcela de culpa. Voltando a criticar a Câmara, o vereador lembrou que todos eles poderiam ter sido fiscais, porém aceitaram a execução daquilo que ele chama de “palhaçada”, enumerando diversos problemas de Itapecuru, como uma saúde caótica. O mesmo disse que Magno Amorim “esculhambou” o Hospital e nunca propôs uma parceria com a CAEMA, e que agora faz parte de uma lista de 200 Prefeitos do Estado do Maranhão que irão apoiar Edinho Lobão em sua candidatura ao Governo do Estado – fato que o leva a crer que, diante disso, Flávio Dino irá vencer em 1º Turno.

Carlos Junior espera que Magno Amorim compareça à Câmara para dar explicações sobre variados assuntos, inclusive o da “Faculdade Fantasma”, elucidando que o gestor municipal foi recentemente condenado. Ainda denunciou a falta de pagamento dos veículos que levam médicos para os povoados.

Inconformado com a fala de seu opositor, Abraão Nunes Martins Neto (PT do B) disse que uma empresa ligada a CAEMA está atualmente com um corpo de 50 funcionários que estão há 5 meses sem receber, desamparados pelo gestor municipal do órgão, que, segundo ele, enriquece de maneira ilegal. Denunciou que Carlos Junior teria contratado pedreiros para uma reforma de seu apartamento, porém não pagou os serviços dos mesmos. Diante disse, Abraão se perguntou: por que o líder da oposição difama tanto a imagem alheia, já que considera inaceitáveis as críticas providas de um legislador que estaria apenas criando projetos que não são de sua competência?

Abraão Martins voltou a denunciar o período em que Dr Carlos Junior era Procurador Geral do Município, mostrando que ele derrubou a redução da Taxa de Iluminação Pública, mas que hoje, sendo um opositor, ataca o alto valor dela. Por fim, Abraão surpreendeu a todos ao denunciar que, na gestão passada, o Prefeito Junior Marreca tinha esquema com a CAEMA, onde processos de infraestrutura de responsabilidade de ambos eram precários, e que órgãos públicos eram isentos do pagamento da conta de água, sem trazer nenhum bônus para o PIB municipal.

Rogério Maluf Gonçalves (PRP) também discursou e disse que a oposição tem compromisso com meia dúzia de pessoas. O líder do governo se disse surpreso e desnorteado com as denúncias feitas por Abraão, principalmente no que diz respeito a falta de pagamento de pedreiros, já que lembrou que o salário dos vereadores é pago em dia, e que os edis têm outros empregos. O mesmo voltou a dizer que muitos querem derrubá-lo por puro ódio no coração, mas garante que todos serão candidatos novamente e que o povo os acompanha.

Rogério pediu que seus companheiros da base aliada não se deixem levar por “conversa fiada”, pois o bloco governista é fiel, inclusive por quem chegou depois. O vereador enalteceu o trabalho de pavimentação das ruas de Itapecuru, lamentou que a oposição não valorize isso e afirmou que o Prefeito Magno Amorim só quer o melhor para o município.

Um tumulto entre os vereadores chegou a ter início, porém não teve prosseguimento. A sessão foi encerrada após as defesas pessoais.

Matéria extraída do site:http://www.itapecuruagora.com/