Mato e sujeira tomam conta dos cemitérios Municipais de Itapecuru


Se os mortos descansam em paz, os vivos, vizinhos de cemitérios públicos de Itapecuru, não tem a mesma tranquilidade.Mato alto, restos de construção e sujeira tomam conta dos terrenos. Além de preocupante, a situação põe em risco a saúde e segurança dos moradores.

A reportagem do “Alvorada da Noticias” visitou os quatro cemitérios públicos do Município. A julgar pela entrada, nenhum deles levantaria suspeita. O problema está, geralmente, aos fundos dos terrenos, locais onde o mato, restos de construção e amontoados de lixo tomam conta se misturam aos jazigos.

Cemitério do DER
No, cemitério do DER o que podemos observa e a quantidade de mato, e  o aspecto de abandono do poder Municipal. Fato este que a nossa equipe   pode acompanhar hoje (14),  uma capela improvisada. Sem contar  as constantes denúncias feitas pelos próprias pessoas que têm seus entes queridos enterrados no local, e  que desde novembro do ano passado vem reclamando da sujeira.

cemitério do Cigano
Já no cemitério do Cigano localizado na Rua Pedro Matos no Bairro “Torre” a situação é ainda mais alarmante. Não é preciso muito esforço para notar a falta de manutenção. Em meio às flores – aquelas que nascem nos matos, plásticos, restos de construção, galhos, madeiras, papelão, entre outros materiais. A sujeira está por toda a parte. Sem muita preocupação com o visual, as novas covas são abertas ali mesmo.

cemitério dos anjos
No cemitério dos anjos que fica localizado na Rua Luiz Carlos Silva bairro Rodoviária, o problema é bem maior a falta de manutenção, faltade limpeza no local é visível em conversa com um  morador Carlos Augusto que mora enfrente ao cemitério, relatou para a nossa equipe  que foi solicitado junto ao Prefeito Municipal “Júnior Marreca” que fosse feito o muro do cemitério e a capina, segundo o morador diz a nossa reportagem que é comum colocarem lixo naquele local.

Cemitério Municipal
Dos quatros cemitérios visitados pela reportagem, o Cemitério Municipal, localizado no Centro de Itapecuru é o que aparenta ser bem  cuidado. Mas a limpeza também não é das melhores e mais sem contar com o acúmulo de sepulturas que impossibilita o trajeto das pessoas que vão visitar o túmulo de seus entes queridos.
 
Reportagem e Fotos: Cristiano Dias
Revisão de Texto:Elaine Cristina