DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO

Prefeito Magno Amorim se reúne com diretor do IFMA para implantação de polo em Itapecuru Mirim

O prefeito de Itapecuru-Mirim Magno Rogério Siqueira Amorim, pondo em prática o projeto do Governo Federal - que indica que municípios com mais de 50 mil habitantes tenham um instituto educacional federal - se reuniu com o Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Dr. Francisco Roberto Brandão Ferreira. Na pauta da conversa, a implantação do campus do IFMA no município. Participaram da reunião, o Deputado Estadual Fabio Braga; os vereadores Eliane Cardoso Santos (PP) e Antonio Cardoso (PPS); o Prefeito de Vargem Grande Edvaldo Nascimento; Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Jaime Ferreira Neto; e o Diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA Dr. Agenor Almeida Filho.
Apresentando o projeto para o prefeito Magno, Roberto Brandão afirmou que já existe uma escritura, um plano de metas e que algumas ações já foram feitas. Após a liberação da licença ambiental, terá início a licitação para a construção do Campus do IFMA em Itapecuru.
A planta do Campus - que conta com quatro pavilhões, um ginásio e uma passarela; apresenta módulos administrativos, módulos pedagógicos, 10 salas de aula, refeitório, auditório, biblioteca e laboratórios distribuídos em 5 hectares de terra. O projeto deve custar algo em torno de R$ 10 milhões, e a construção deve durar aproximadamente 18 meses. O prefeito Magno e o Dr. Roberto Brandão esperam 1.200 alunos regularmente matriculados no primeiro ano do IFMA na cidade. Número esse que pode subir para 2500 alunos em anos subsequentes.
“Esse projeto estrutural, em particular será o primeiro do Maranhão, algo bem diferente dos campus já existentes no Estado. Os cursos serão de nível superior e técnico – este último nas modalidades regular, concomitante e subsequente,” afirmou o reitor do IFMA no Maranhão Roberto Brandão.
A escolha dos cursos será feita pelo Dr. Agenor Almeida Filho. O mesmo convocará audiência pública com vários segmentos da sociedade para que sejam definidos os eixos, áreas e cursos de acordo com a vocação do município, visando engrandecimento das principais áreas econômicas de Itapecuru Mirim. O prefeito Magno, que cobra agilidade na instalação do IFMA, recebeu a garantia de que o Instituto já pode vir a funcionar em um prédio cedido temporariamente enquanto acontecem as obras para a construção do Campus.  
Ao término da reunião, que aconteceu na Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim, todos os presentes se dirigiram à área onde será construído o IFMA, que se localiza nas proximidades do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca. Roberto Brandão ainda fez questão de afirmar que o projeto é modular, ou seja, pode crescer para melhor contribuir para o engrandecimento de Itapecuru.
Fonte:Itapecuru Agora
Fotos:Eudes Marinho