LANÇAMENTO DO PLANO SAFRA DA PESCA E AQUICULTURA DO GOVERNO FEDERAL NA REGIÃO DE ITAPECURU



Aconteceu no último dia, 09/03/2013, na cidade de Itapecuru Mirim, 112 km distante da capital, São Luis, o lançamento do Programa Plano Safra Pesca do Governo Federal. O evento teve seu inicio retardado em uma hora, começando às 09:00, com a chegado do prefeito municipal de Itapecuru Mirim, que cumpria agenda em outro evento.


Após a chegada do Prefeito anfitrião, foram chamados para compor a Mesa, o Sr. Prefeito Municipal de Itapecuru Mirim, Magno Rogério Amorim; o Deputado Federal Cleber Verde, Presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura do Congresso Nacional; o Superintendente de Pesca e Aquicultura do Governo Federal no Maranhão, Junior Verde, representando o Ministro de Pesca e Aquicultura do Governo Federal, o Senador Crivella; O Sr. Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura do Governo do Estado do Maranhão, Davyson; o prefeito de Vagem Grande, Edvaldo Nascimento; o Vice-Prefeito de Presidente Vargas, Sr. Pedro Nicácio, representando a Prefeita Aninha; O vereador Rogério Maluf, representado a Câmara Municipal de Itapecuru; O Secretário de Agricultura de Itapecuru, Francisco das Chagas; o Secretário de Articulação Política de Itapecuru, Dr. Jadiel Melo;  o Presidente do Sindicato dos Pescadores de Itapecuru, o Sr. Antonio Carlos Santos Silva; A presidente da Colônia de Pescadoras de Itapecuru, a Senhora Luzilene; o Presidente da Cooperativa COPATIORÔ, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Sr. Antonio Carlos Cavalcante e mais os dois representantes das entidades financeiras o Sr. Rildo Macedo, Agente de Desenvolvimento do Bando do Nordeste de Chapadinha e a Senhora Lidiane  Pádua, representando o Banco da Amazônia.


Fizeram-se presentes também o Chefe de Gabinete de Miranda do Norte, Secretários de Agricultura e Pesca de Cantanhede e Presidente Vargas,Nina Rodrigues, Vargem Grande a Presidente do Sindicato de Pescadores de Igarapé do Meio, alem de mais de 3.000 pescadores e criadores de peixe da região do Vale do Itapecuru.


O Sr. Prefeito, Magno Amorim, na condição de anfitrião do evento, foi o primeiro à fazer uso da palavra, dando boas vindas à todos os pescadores e criadores de peixe da região e em especial de Itapecuru, ás autoridades que atenderam o convite para participarem do evento. Falou da importância de se sediar um evento da magnitude do lançamento do plano safra pesca do governo federal, na região e pediu que todos ficassem à vontade para ouvir do Sr. Superintendente de Pesca e Aquicultura, as benesses trazidas pelo plano.


Em seguida, foi a vez do Sr. Superintendente de Pesca, Junior Verde, fazer uso da palavra, o mesmo dentre outras coisas, destacou que pela primeira vez, o pescador passava a ser visto e valorizado pelo governo federal, que pela primeira vez, o pescador e o criador de peixe, poderia contar com uma linha de credito especifico para essa área. Que a assistência técnica estava garantida também e que, a desburocratização para as licenças ambientais tanto para pesca como para a criação de peixe estavam assegurada.


Que a prova disso, estavam presentes na mesa, os representantes financeiros se faziam presente no evento, como uma forma de garantia de que os bancos oficiais e fomentadores de desenvolvimento estavam dispostos a investir no setor. O Governo Federal não medirá esforços para desenvolver a pesca em nosso país, que o governo estadual acabava de criar a Secretaria de Pesca e Aquicultura, que algumas prefeituras já estariam criando as Secretarias Municipais de Pesca e que, as entidades representativas de classe estavam de organizando para exigir cada vez mais seus direitos. Ações como essa da prefeitura de Itapecuru, demonstravam que, a cabeça dessa nova safra de gestores municipais está muito mais comprometida com a área de pesca e criação de peixe na região.


Após a fala do Superintendente, foi aberta uma pequena pausa para assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Itapecuru e a Cooperativa de Serviço e Apoio ao Desenvolvimento Humano e Sustentável Atiorô – COPATIORÔ.


O acordo visa assegurar aos pescadores e criadores de peixe do município de Itapecuru Mirim, através de uma parceria entre a prefeitura e uma empresa elaboradora de projeto e assistência técnica a busca dos recursos disponíveis nos bancos e através da assistência técnica, fazerem os projetos alcançarem êxitos.


Em seguida foi a vez do Sr. Presidente da COPATIORÔ, Antonio Carlos Cavalcante, apresentar a empresa aos pescadores e criadores de peixe, bem como ás instituições financeira ali na mesa presente, BNB e BASA.


O Presidente disse que, a empresa já tralha no ramo à 14 anos, possui uma equipe técnica multidisciplinar composta de Engenheiros Agrônomos, Veterinários, Técnicos Agrícolas, Técnicos em Pesca, Sociólogos, Antropólogos, Cientistas Sociais, Pedagogos, dentre outros. Possui cadastro junto ao MDA, aos Bancos do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, INCRA, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado, dentre outros. E que possui um leque muito grande de trabalhos exitosos no Maranhão, Pará e Tocantins e, hoje está sediado no município de Itapecuru Mirim.


Seguiram-se as falas do Sr. Secretario de Agricultura, Francisco das Chagas, dizendo que não medirá esforços para desenvolver e dar suporte a esse setor da produção rural. O presidente do Sindicato de Pescadores, o Sr. Antonio Carlos, enfatizou a importância do Plano Safra Pesca do Governo Federal para o desenvolvimento da Pesca e Aquicultura na Região e no Estado. Falou que, além de Presidente do Sindicato de Pescadores de Itapecuru, é extensionista rural, especialista em Pesca e piscicultura a mais de 27 anos e, que já trabalhou em quase todos os setores na área da produção rural e, não conhece nenhuma atividade tão rentável e de sustentabilidade ambiental e financeira como a aquicultura, mas porém, esse setor é muito marginalizado e que um dos grandes gargalos do setor é, justamente o financeiro. Pois falou em criação de peixe, tem que se pensar em um aporte financeiro relativamente alto, e o pequeno aquicultor dificilmente possui os recursos e quando recorria aos bancos, na maioria das vezes recebia um NÃO, bem grande e que, agora com o Plano Safra Pesca, a garantia dos recursos estavam assegurados.


Falou ainda que, na área da pesca, a cada dia que se passa o pescado está ficando cada vez mais longe, exigindo do pescador apetrechos mais modernos e canoas com motor mais potente, agora com o Plano Safra Pesca, a aquisição de apetrechos estariam assegurados. Parabenizou o Prefeito Magno Amorim, pela iniciativa de assinar de pronto um termo de cooperação técnica com uma empresa de renome na área, para elaborar os projetos para os pescadores, dentre outra coisas.


Seguiram-se as falas da Presidente da Colônia de Pescadoras de Itapecuru, parabenizando pela organização do evento e parabenizando os pescadores pelo Plano Safra Pesca. Em seguida foi a vez do Prefeito de Vargem Grande se pronunciar, parabenizando pela organização do evento e, solicitando do Superintendente da Pesca, o Sr. Junior Verde, um evento similar em sua cidade e que, todo apoio seria dado. Salientou que, um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores municipais, é a geração de emprego e renda e que, via na pesca e criação de peixe uma grande alternativa para minimizar essa situação. Uma vez que nossa região possui grande potencial para o desenvolvimento da pesca e aqüicultura, pois temos grande potencial hídricos na região.

Seguiu-se as falas do Sr. Pedro Nicácio, vice-prefeito de Presidente Vargas, representando a Prefeita, Aninha, dizendo estar muito feliz pela iniciativa do encontro e que os problemas de Presidente Vargas são os mesmos problema de Itapecuru, Vargem Grande e Nina Rodrigues e, que a iniciativa do Prefeito Magno Amorim de reunir em um evento como esse os prefeitos da região demonstrava sua preocupação e interesse no setor, que, hoje nesse mundo globalizado, um município isolado tem poucas chances de resolver seus problemas, mas que, unidos, essas ações se tornavam muito mais eficazes.


Logo após, foi à vez do Deputado Federal e Presidente da Comissão Especial de Aquicultura e Pesca do Congresso Nacional, o Sr. Cleber Verde, fazer uso da palavra. Ele falou que estava muito feliz pela realização daquele evento. Que esse, talvez fosse o maior evento já realizado com a presença Dele aqui no Maranhão. Que esse plano vem sendo lançado no Brasil inteiro, mas começa a pegar grande força na região norte/nordeste e em especial aqui no Maranhão e a região do Itapecuru largava na frente fazendo um encontro regional, envolvendo todos os seguimento da pesca e aqüicultura da região, além das autoridades do setor.


Falou ainda que, se sentia muito orgulhoso, ele como parlamenta Maranhense, ser líder de uma bancada muito grande de Deputados e Senadores ligado à área da Pesca e Aquicultura. Ressaltou o esforço do ex-presidente Lula que, de maneira inteligente, viu no setor pesqueiro do país uma grande saída para a geração de trabalho e renda para o pequeno agricultor familiar, criando na época, a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca.

Hoje, essa ação foi coroada de êxito com a transformação desta Secretaria Especial em Ministério da Pesca e Aquicultura. Ressaltou a importância do Ministro Crivella, ser também presidente Nacional do PRB, partido do qual é filiado e presidente estadual da sigla no Maranhão. Isso, disse ele... Tem facilitado muito nosso transito junto ao Ministério e ao setor. Salientou ainda que: O Ministro é uma pessoa muito entusiasmada pela pesca e criação de peixe, apesar de seu discurso de posse dizer que de pescar, não sabia sequer colocar uma isca no anzol. Hoje desponta como um dos mais importantes Ministérios do Governo Dilma Russeff.  


Disse ainda: Que o Ministério tem um programa de doação de uma patrulha mecanizada para escavação de viveiros para piscicultura e que, não medirá esforços para conseguir uma para a região, autorizou os prefeitos presentes a buscarem a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura para encaminharem seus projetos que, lá em Brasília, tudo ele faria para aprovar esse projeto de patrulha mecanizada.  


O prefeito Magno Amorim, retomou a fala, agradecendo a presença de todos os presentes, em especial os pescadores e criadores de peixe, agradeceu ao de Deputado Cleber Verde, pela disponibilidade em ajudar, ao superintendente em aceitar realizar o evento Regional na cidade de Itapecuru, aos prefeitos e ou, representantes de prefeitos da região, agradeceu a presença dos representantes financeiros do BNB e BASA, à equipe de organização do evento à Secretaria de Agricultura às entidades representativas de classe, no caso, o Sindicato de Pescadores e Colônia de Pescadores, disse... ”isso é só o começo de um novo tempo... tempo de compromisso e idéias novas... idéias de quem quer fazer diferente... onde o único objetivo seja o bem estar dos mais humildes e carentes... daqueles que realmente necessita da mão forte do poder publico... o puder publico é isso... do povo para o povo...”


Em seguida, foi aberta a palavras para explicações técnicas dos agentes financeiros, a primeira a usar a palavra foi à representante do BASA, Lidiane Pádua, que colocou o agente financeiro à disposição dos Pescadores e criadores de Peixe e, que devido ao avançado da hora, iria agendar uma reunião com as entidades representativas de classe para detalhar melhor sobre as formas de trabalho do banco.


Após a representante do Basa, foi à vez do representante do BNB, o Agente de Desenvolvimento, o Sr. Rildo Macedo, que devido o avançado da hora, usou do mesmo argumento que, a posteriore, estaria conversando com as entidade representativas da classe e a empresa elaboradora de projetos, alem é claro, com a Prefeitura de Itapecuru.



Fonte: Sindicato dos Pescadores de Itapecuru-Mirim.