SESSÃO TURBULENTA/Vereador pode ser cassado por falta de decoro

Como de praxe, a sessão da última segunda-feira (18/03) começou com o seus rituais protocolares como leitura de ata da sessão anterior e pedidos de votação para requerimento, dentre outras proposições. Não estavam presentes à sessão os vereadores Ronilson Costa Cardoso (PSD), Benedito Cunha Mendes (PT) e Carlos Alexandre Cruz Lopes (DEM).  Como já é de costume, o ápice das sessões da Câmara desde o início do ano encontra-se nas explicações pessoais, tendo o vereador José Carlos Araujo Vieira Junior (PTC), o Dr. Carlos Junior, como um dos protagonistas desse momento nos encontros dos representantes do poder legislativo municipal. 
Sendo sempre polêmico e não poupando palavras em acusações contra a administração do Prefeito Magno Amorim, o Dr. Carlos Junior já chegou a causar revolta aos demais vereadores, inclusive chamando-os de covardes - fato que levou muitos vereadores a tribuna da Câmara protestando indignados com as colocações do vereador. Na última sessão, a paciência com o Dr. Carlos Junior parece ter sido esgotada após mais um de seus discursos.
Pedindo a palavra, o vereador Carlos Junior voltou a atacar o Prefeito Magno Amorim considerando sua gestão como dotada de muitas ilegalidades e processos judiciais. Como de costume, o vereador levou a letra de uma música para recitá-la. Desta vez, a escolhida foi “Pega Ladrão”, do cantor Gabriel O Pensador, que possui trechos como: “Tira esses malandros do poder municipal!”; “Tá vendo esta mansão sensacional? Comprei com o dinheiro desviado do hospital” e “Você presta atenção no que o candidato diz? Ou cê vota em qualquer um, seu babaca? E depois da eleição, você cobra resultado? Ou fica aí parado, de braço cruzado?”. Após declamar a letra da canção, o vereador fez o seguinte comentário: “Essa é a cara da nossa Itapecuru. Uma cidade cheia de corrupção, onde o governo que se instalou não respeita a lei”. Ainda mencionando as licitações do início do ano, no qual ele afirma serem fraudulentas, Carlos Junior criticou os demais vereadores chamando-os de antiéticos e irresponsáveis, diferentemente daquilo que a população espera dos mesmos.
Voltando-se para o vereador Rogério Maluf Gonçalves (PRP), Dr Carlos Junior disse que o líder do Governo na Câmara preenche todos os requisitos para ser uma “atração de circo”, comparando-o a um mágico, atirador de facas, membro do globo da morte e palhaço, com alusões ao apoio de Rogério Maluf ao Prefeito Magno Amorim, o estado de emergência decretado na cidade e a dita perseguição aos parentes e amigos de Dr Carlos Junior – fato que ele voltou a defender na tribuna. Vale ressaltar, que a mãe do vereador é gestora de uma escola municipal e nomeada nesta administração. 
O vereador Carlos Junior denunciou uma suposta fraude na Secretaria de saúde, no que diz respeito a Unidade de Saúde Osman dos Santos Coelho, afirmando que os demais vereadores, ao invés de pedirem o afastamento do diretor do posto, estão pedindo a demissão dos demais servidores. “Olha o tipo de representante de vocês”, afirmou o vereador para a plateia presente na sessão. Dr. Carlos Junior encerrou sua fala propondo que todos os vereadores passassem a mostrar a realidade de seu município em um circo, e, elucidando que vestia roupas pretas. O mesmo disse que estava de luto. “Estou de luto até esse prefeito irresponsável criar vergonha e exonerar aquele diretor do posto”, afirmou.
O vereador Rogério Maluf (PRP), em resposta, se disse muito preocupado com o Dr Carlos Junior. Maluf lembrou o recente conclave que apresentou ao mundo o papa Francisco – o mais novo pontífice da Igreja Católica, mostrando que o Papa, por ser latino-americano, representava uma esperança para sua região. “O Papa prega a paz, o amor, perdão, união e combate ao ódio”, afirmou. Tal alusão diz respeito ao “sangue de oposição explícito e descaso ao ser humano próximo” que Rogério Maluf diz enxergar em Dr Carlos Junior. “Vossa Excelência tenta colocar a sociedade contra as pessoas de bem da minha terra. Cita uma música que fala mal dos três poderes. Chama o Prefeito de ladrão e irresponsável e diz que não é nada pessoal!?”, indagou Rogério Maluf, que ainda questionou se os demais vereadores, pais de família, são palhaços para que seja montado um circo. “Aqui não há pessoas para se tornarem palhaças. Isso é antiético. Isso não é brincadeira. Isso é contra o nosso dia-dia, pois estamos na luta, trabalhando. Não é só Vossa Excelência que é o fiscal”, disse.
Rogério Maluf fez questão de elucidar que é muito fácil fazer oposição, mas que não se pode chegar e acusar sem investigar. Pedindo paciência, afirmou que dói profundamente perceber que o Dr Carlos Junior se acha o melhor e que os demais não fazem nada. “Nós vereadores temos que dialogar. Valorizar o trabalho do outro. Por defender o governo, Vossa Excelência me chama de palhaço”, disse Rogério Maluf, que pediu a Carlos Junior que coloque sua sabedoria em atividade e parar de não aceitar ser contrariado.
Ouvido pelo Itapecuru Agora, o prefeito Magno Amorim ressaltou que as declarações do vereador Carlos Junior são impróprias e maculam a imagem de pessoas que estão se esforçando para que tenhamos uma Itapecuru melhor e para todos. “Nossa consciência perpassa pela vontade de proporcionarmos aos itapecuruenses uma condição de vida digna, com serviços públicos de qualidade. Este é o foco das nossas ações e o objetivo pleno da nossa administração”, destacou o prefeito.
Ao término da sessão, vereadores se reuniram e reivindicaram a criação de uma nova comissão, que terá como função a apuração das declarações do vereador Carlos Junior (PTC), e se for comprovada a falta de decoro parlamentar do mesmo, pode ser votada na própria Câmara de Vereadores a cassação de seu mandato.
Itapecuru Agora