Itapecuru-Mirim é contemplado com Programa Telessaúde Brasil Redes

O município de Itapecuru-Mirim, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplado nesta quarta-feira (8) com dois kits do Programa Telessaúde Brasil Redes que serão instalados em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

Os kits estarão disponíveis em UBS de dois bairros populosos de Itapecuru, a UBS Maria José das Neves Martins, no bairro Trizidela e UBS Dr. Miguel Lauand Fonseca, localizada no bairro Aviação, recentemente reformadas e ampliadas pela Prefeitura.

O programa oferece um computador de última geração com sistema multimídia completo (webcam, microfone, auto falante, impressora e estabilizador) ofertado pelo Ministério da Saúde e proporcionará maior interatividade entre os profissionais de saúde na hora do diagnóstico do paciente.

No aparelho há o sistema integrado Telessaúde, onde qualquer profissional de saúde daquela unidade pode ter acesso, tirar dúvidas e trocar ideias com outros profissionais, onde o sistema também esteja instalado, a fim de ter uma segunda opinião formativa sobre o caso diagnosticado.

De acordo com o coordenador do Programa Telessaúde Brasil Redes do Hospital Universitário do Maranhão, Dr. Humberto Serra, o aparelho é acessível a todos os profissionais de saúde onde esteja instalado e os ajuda a ter mais informações sobre qualquer patologia. “Funciona como uma rede de pesquisa, com perguntas e respostas online, além de possibilitar que o paciente não se desloque para outro município para procurar um tratamento mais completo para seu diagnóstico”, explicou.

Os profissionais de saúde dessas UBS passarão por uma capacitação básica para utilizar o sistema. A capacitação é uma parceria com profissionais do Governo do Estado. Outros municípios do Maranhão como Santa Inês, Peritoró, Mata Roma, Pedreiras e Bacabal já contam com o serviço.

Informações da ASCOM da Prefeitura Municipal de Itapecuru