Secretária de Finanças de Itapecuru oficializa lançamento da Nota Fiscal de Serviço Eletronico nesta Terça-feira

Secretária de finanças Miriam Amorim
A Secretaria Municipal de Finanças de Itapecuru através do Departamento de Receita Municipal realiza nesta Terça-feira (21/09) às 8h30 no Auditório da Prefeitura Municipal o lançamento oficial do Nota Fiscal de Serviço Eletronico (NFSE) do município.Lei Municipal que institui a Nota Fiscal Eletrônica de Serviço que foi votada pela Câmara Municipal  e sancionada pelo prefeito municipal Magno Amorim de acordo de número 1.330 de 22 de abril de 2015.

Neste primeiro momento a Prefeitura Municipal estará fazendo a apresentação do Sistema à sociedade e à classe empresarial de Itapecuru e que a mesma irá  definir através de Portaria o calendário de cadastramento e inclusão das empresas obrigadas à utilização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.Para participar do lançamento foram convidados toda a classe empresarial,contadores,empreendedores e a imprensa, entre outros convidados. A secretária de Finanças (Miriam de Jesus Siqueira Amorim) adianta que a intenção e promover benefícios para os contribuintes itapecuruenses tais como:

a) Redução dos custos de desenvolvimento, treinamento e manutenção de sistemas
b) Redução dos custos de aquisição, impressão, guarda e envio de documentos fiscais.
c) Simplificação de obrigações tributárias acessórias tais como a dispensa da AIDF – Autorização de Impressão de Documentos Fiscais.
d) Contribuir com a preservação do meio ambiente através da redução do uso de papel para impressão dos documentos fiscais

Vale lembrar que esta  ferramenta irá modernizar o setor público e facilitar os trabalhos dos contadores e as empresas.De acordo com a secretária (Miriam de Jesus Siqueira Amorim), a Nota Fiscal de Serviço Eletronico (NFSE) segue tendências já adotadas por cidades de grandes portes, e que diante dessas mudanças os serviços de emissão de nota fiscal que até então só eram feitos de forma presencial no município. “A ferramenta irá trazer modernidade, eficiência e controle na hora da emissão. Isso trará inúmeros benefícios para o contribuinte que não vai mais precisar arquivar notas, já que elas poderão ser acessadas digitalmente”, adianta.

Segundo a secretária de Finanças do Município informa que “O novo modelo vai permitir redução de custo com papeis e gráfica no caixa das empresas. Até então as empresas precisavam pedir uma autorização à Prefeitura para emissão de talonários. A partir do próximo mês elas vão continuar pedindo a autorização, mas não de forma presencial, e sim virtualmente”, explica.

A Prefeitura Municipal preocupada a segurança e agilidade que um sistema desse porte requer contratou a empresa Fiorilli S/A com sede em São Paulo para armazenamento do banco de dados visando proporcionar aos contribuintes um serviço de qualidade e eficiência, pois este Data Center está dentre os melhores da América Latina.

Sabemos que não dispomos em nosso município de uma internet de boa qualidade e caso não seja possível o acesso ao site da Prefeitura Municipal o contribuinte poderá lançar mão do Recibo Provisório de Serviço - RPS bastando para isso que o contribuinte disponha de um sistema próprio para as emissões dos RPS, os quais serão homologados pelo Departamento da Receita Municipal.

Reportagem: Cristiano Dias/Radialista DRT-0001690/MA
Informações da ASCOM da Prefeitura Municipal de Itapecuru