CAEMA, SAÚDE, BÊBADO E PÚBLICO DESMOTIVADO

Rolou de tudo na Câmara dos Vereadores

Apenas Rogério Maluf Gonçalves(PRP) não compareceu a sessão da manhã de quinta-feira (29 de outubro) na Câmara Municipal de Vereadores. Agora, o que se pode falar dessas sessões? Em 2013, elas passaram a ser realizadas no turno noturno, com o intuito de aproximar ainda mais a população do legislativo de seu município, e tudo isso sendo respeitado o regimento interno e com uma rigorosa pontualidade. No ano seguinte, os encontros dos representantes do povo voltaram para o turno matutino, já que parece que a experiência durante a noite não teve o resultado esperado. A real situação é que se nota um comportamento bem diferente de nossos vereadores pela manhã.

O horário de início das sessões, 8 da manhã, não está sendo respeitado, e o atraso costuma chegar a 1 hora. No dia 29 de outubro, após a leitura da ata, o plenário parou, os vereadores ficaram dispersos em conversas paralelas e intermináveis, nenhuma iniciativa em dar prosseguimento aos trabalhos e o público ali já indignado com as desnecessárias paradas, visto que notava-se claramente que o que se debatia, entre caras, bocas e risos, em nada contribuía para o Poder Legislativo. Quando Eliane Cardoso Santos(PP) começou a ler os requerimentos, a conversa e o barulho de nossos edis não parou, o Presidente José de Arimateia Costa Junior(PSDB) parecia não se importar, e foi a própria vereadora quem pediu silêncio, pois estava se atrapalhando em sua tarefa. Quanto às ausências dos vereadores no parlamento, a 1ª secretaria apenas diz que a falta é justificada, mas não diz o motivo da ausência. O povo não tem direito de saber por que um vereador está faltando? A questão é que a população que já tem dificuldades em comparecer às sessões matutinas, vai esvaziando o plenário aos poucos, visto que a falta de pontualidade e outros percalços que atrasam os serviços impedem que muitos possam assistir aos trabalhos legislativos na íntegra – afastando assim cada vez mais o povo dos representantes eleitos por ele.

Quanto aos pronunciamentos na tribuna, José Carlos de Araujo Vieira Junior (PTC) parabenizou os servidores públicos pelo dia 28 de outubro e classificou como fundamental o trabalho deles. O mesmo defendeu o Governador Flávio Dino de críticas e enalteceu os programas sociais nas 30 cidades de pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, como restaurantes populares e construção de casas. “Nunca antes os secretários estaduais visitavam os municípios periodicamente. Fomos às ruas porque acreditamos nesse governo. Agora, o que o Prefeito fez? Destruiu creches, escolas e joga pedra no governo municipal anterior”, afirmou Carlos Junior.

O líder da oposição, fazendo alusão ao Deputado Federal Tiririca, disse que pior que tá não fica, mas ficou. Segundo ele, os contratados querem fazer manifestação, porque o Prefeito demitiu grande parte deles e não os pagou. “Qual a desculpa que não se paga na Saúde? Vou entrar com representação no Ministério Público Federal pela exigência legal de que a Secretária de Saúde preste contas semestralmente. A Flávia nunca veio. Diferente da Maria Lúcia”, disse o vereador.

Carlos Junior anuncia que a Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA) irá instalar uma 3ª bomba em Itapecuru-Mirim, fato que o vereador parabeniza a direção do órgão em São Luis, pois ele garante que grande parte dos problemas na área serão sanados em nossa cidade. Ele lembra que foi o Ex-Prefeito José Lauande quem trouxe a primeira bomba, seguido de Junior Marreca, mas escancara que coube a ele (membro do lesgislativo) lutar pela melhoria dos serviços. “Por que o Prefeito Magno Amorim não faz solicitação ao Governo do Estado?”, questionou ele, que ganhou apoio de José de Arimateia de Brito e Benedito Cunha Mendes (PT). Este último relatou suas visitas a invasões e disse que os moradores clamam pela presença dos vereadores nas áreas para ouvirem suas reivindicações, e o abastecimento regular de água é o que eles mais pedem. Os três citaram obras de construção de poços que estão paradas. 

Abraão Nunes Martins Neto (PT do B) elogiou a Secretária de Saúde Flávia Bezerra, principalmente pelo assistencialismo prestado por ela aos deficientes físicos, com a doação de cadeiras de rodas para eles. O vereador julga como procedente a representação de Carlos Junior exigindo a prestação de contas da pasta, mas considera isso uma anulação ao trabalho do parlamento e um ato de querer sobressair-se aos demais edis. 

Abraão afirma que Carlos Junior diz conhecer, mas ignora as regras da moralidade. “Conheço Ernesto Paglia, Ernesto Che Guevara e Ernesto Geisel. Conhecer Ernesto é fácil, mas conhecer honesto é que é difícil. Tem gente que faz favores em troca de voto. Isso é ilegal, criminoso e abusivo”, afirmou o vice-líder de governo, que ainda chama de imoral o ato de contestar judicialmente a doação de um aparelho de captação de oxigênio a um paciente em estado terminal. Ele vira-se para Carlos Junior e diz: “Você é a favor da eutanásia. Fala demais, é precipitado e depois pede clemência no facebook”.

Relatando uma hora de lazer sua em um bar, Abraão disse que um homem embriagado veio ao seu encontro e o acusou de ser um vereador sem palavra. Ao ser questionado sobre o motivo, o bêbado disse: “Por sua causa, eu perdi minha moto. Você falou que ia soltá-la”. Abraão, com calma, relatou que não tinha poder para isso. O vereador disse que não entrou em discussão com o sujeito por conta do estado dele, mas disse que nenhum legislador aparece bêbado na Câmara, por isso não irá se calar para nenhum. Chamando de incompetente a gestão municipal da CAEMA. Ele se disse indignado com a falta de água a mais de uma semana na Portelinha. Com isso, ele não consegue mais deixar seu stress em casa, e vai continuar mostrando suas indignações na tribuna.E assim encerrou-se a sessão. Fica a certeza de novos embates e o desejo de que aconteçam pontualmente, sem atrapalhar o público.

Postagem de Cristiano Dias com informações e fotos  do  site do Itapecuru Agora