Agerp inaugura sede da regional em Itapecuru-Mirim

Por Blog do Alpanir


Foi inaugurado na última terça-feira, 13, o novo escritório regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) de Itapecuru Mirim, como parte das ações do projeto de reestruturação física das 19 regionais do órgão, iniciado no final de agosto, com a mudança do prédio sede em São Luís.

A unidade atenderá a demanda de 12 municípios, divididos entre o Território do Vale do Itapecuru (Vargem Grande, Pirapemas, Presidente Vargas, Anajatuba, Miranda do Norte, Matões do Norte, Nina Rodrigues, Cantanhede e Itapecuru) e três do Território Baixo Parnaíba: São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Belágua, sendo este último, integrante do Plano Mais IDH. O presidente da Agerp, Julio Cesar Mendonça, explica que a Agência passa por um momento de reorganização nessa nova gestão, com o intuito de eliminar os principais entraves que impediam a continuidade das ações em benefício do agricultor familiar nos anos anteriores.

“O antigo prédio estava deteriorado, o que dificultava a permanência tanto dos servidores, como dos agricultores assistidos, sendo o principal obstáculo para a continuidade das ações. Estamos bastante satisfeitos com as novas instalações e com os resultados conseguidos com o plano de reestruturação física da Agerp. Vamos reinaugurar um escritório por mês, o próximo será o da regional de Barra do Corda”, disse o presidente.

Com a nova sede, localizada na Rua Vereador Raimundo Pereira, nº 10, no bairro Caminho Grande, a Agerp objetiva fortalecer as atividades relativas à agricultura familiar, realizadas pela regional em benefício das famílias rurais, como emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) execução de políticas públicas federais e estaduais que tem por finalidade reduzir a pobreza extrema no Estado, tais como o Plano Mais IDH; Cadeias Produtivas; Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), incluindo os serviços diários de assistência técnica e extensão rural.

“Vivemos dias de bastante dificuldade, mas com o empenho e a dedicação de toda a equipe técnica, o compromisso do presidente e de toda a equipe da Agerp, finalmente os agricultores atendidos pela nossa regional terão um local digno e em conformidade com as determinações do nosso governador. Vamos trabalhar mais ainda”, afirmou o gestor da regional de Itapecuru-Mirim, Mubaraki Trabulsi.