Prefeitos eleitos e gestores das regionais de Itapecuru e Chapadinha participam de encontro com Secretário de Saúde do Estado

Por Pirapemas.com

De segunda-feira (12) a quarta-feira (14), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza um encontro com gestores das regionais de saúde e prefeitos eleitos para discutir novos alinhamentos sobre a reestruturação da rede de atendimento SUS no Maranhão, com foco no fortalecimento da Atenção Básica e descentralização dos serviços. Além disso, os gestores que assumirão as cidades maranhenses a partir de 2017 recebem orientações acerca do funcionamento da rede e estreitam parcerias com o governo.

Nesta terça-feira (13), segundo dia de encontro, gestores das regionais de Itapecuru e Chapadinha, secretários municipais de saúde e prefeitos marcaram presença para entender a proposta de reestruturação da rede e particularidades dos serviços do município onde atuarão.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ao iniciar o encontro reiterou o compromisso do Governo do Estado em trabalhar de forma parceira com todos os municípios na oferta dos serviços públicos de saúde e a importância de devolver a atribuição dos municípios de gerir as unidades de saúde.

“Estamos aqui reunidos para, além de fortalecer os laços de trabalho com cada regional de saúde, demonstrar uma proposta de rede com parte do orçamento municipalizado. O município voltará a ser gestor de suas unidades de saúde, mas claro, com uma contrapartida financeira do Estado, pois ele é o executor de serviços de média e alta complexidade.

Assim, com este novo modelo na rede de atendimento, o Estado devolve a responsabilidade dos municípios de administrar os seus hospitais, melhorando a rede de atenção básica e o Estado, por sua vez, contribui com repasse de valor reajustado”, explicou o secretário.