PRF faz batedor e organiza trânsito em moto romaria até Vargem Grande

A Polícia Rodoviária Federal finaliza nesta quinta-feira, 31 de agosto, mais uma operação de fiscalização, sinalização de transito e combate a criminalidade no estado do Maranhão.

A operação São Raimundo Nonato dos Mulundus acontece todo ano, de 22 a 31 de agosto, em Vargem Grande e municípios vizinhos, na região do Baixo Parnaiba. São dezenas de milhares de fiéis que, no dia 22, participam de uma grande procissão a São Raimundo, conhecido como "o protetor dos vaqueiros".

A romaria acontece da cidade até o povoado Paulica, na BR-222. Durante o deslocamento a imagem de São Raimundo atrai uma multidão que o acompanha a pé, de bicicleta ou a cavalo. Ocasião em que a PRF não permite o trânsito de veículos no local da procissão. No final da tarde a operação se repete. 
Moto romaria

No último dia do festejo (31), acontece uma tradicional moto romaria, que parte pela manhã do município de Itapecuru-Mirim com destino a Vargem Grande, percorrendo 55 quilômetros pela BR-222. No final da manhã a moto romaria volta para Itapecuru-Mirim. Durante o deslocamento, para garantir a segurança de todos, a PRF não permite que carros ultrapassem o comboio. A média de motocicletas durante o evento é de 300 veículos de duas rodas.

Tudo dentro da lei

Para participar do evento é preciso cumprir as exigências do Código de Trânsito Brasileiro. Condutor ou passageiro sem capacete, motocicleta em mau estado de conservação, sem retrovisor, pneu liso, etc., não são permitidos. 

Auxílio à Polícia Militar

Alguns PRFs do motopoliciamento, em deslocamento de volta para São Luís, por volta das 13h30 desta quinta feira, prestaram auxílio à uma equipe de motociclistas da Polícia Militar e conduziram um menor infrator de 17 anos. O mesmo, junto com dois comparsas que se evadiram em uma moto Bros, tentaram roubar uma motocicleta e fizeram disparos contra o condutor da mesma. A equipe, em uma viatura PRF que acompanhava o motopoliciamento, conduziu o adolescente à Depol de Bacabeira.

Fonte: PRF