Projeto para recuperação das nascentes do Rio Itapecuru e Alpercatas começa a se tornar realidade

Por Pirapemas.com

O primeiro passo para conservação e recuperação das nascentes e cursos dos Rios Itapecuru e Alpercatas, localizados no interior do Parque Estadual do Mirador, foi dado durante esta semana. A primeira etapa do Projeto ‘Berço do Rio Itapecuru’ foi aprovada na última semana pelo Comitê Gestor do Programa Maranhão Verde, criado na última quinta-feira (21) e que tem dentre as suas atribuições a aprovação do plano de ação do Maranhão Verde, a definição da sistemática de monitoramento e avaliação, além da indicação de áreas prioritárias para implementação do programa.

O Comitê Gestor é presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e composto pelas Secretarias de Estado de Governo (Segov), Agricultura Familiar (SAF), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), além da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Instituído pela Lei nº 10.595, de 24 de maio de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 32.969, de 5 de junho de 2017, o Programa Maranhão Verde é destinado a fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental, envolvendo a participação de famílias selecionadas, que receberão a Bolsa Maranhão Verde.

Com o Maranhão Verde, o Governo do Maranhão objetiva promover a preservar de áreas ambientais juntamente com a capacitação social, educacional, técnica e profissional das famílias que vivem próximas a essas regiões e são beneficiadas pelo programa. As famílias beneficiárias do Maranhão Verde deverão desenvolver atividades de conservação e recuperação dos recursos naturais em áreas previamente definidas, as quais podem ser: unidades de conservação, territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas e comunidades tradicionais, além de outras áreas definidas como prioritárias por ato do Poder Executivo.