POLÍCIA CIVIL EM AÇÃO: OPERAÇÃO LUZ NA INFÂNCIA CUMPRE 04 MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO NAS CIDADES DE SÃO LUÍS E ROSÁRIO

Por Santa rita e Debate

Na cidade de São Luís foram presos em flagrante delito pelos crimes capitulados nos artigos 241-A e 241-B do ECA, OZIEL FRANKLIN ESTRELA GOMES, nascido em 09.07.1981 e ALESSANDRO SARAIVA SOEIRO, nascido em 21.10.1981. Na cidade de Rosário foi preso JOSÉ CARLOS MESQUITA OLIVEIRA, nascido em 03.03.1964. Com os presos foram apreendidos farto material de armazenamento de arquivos de pornografia infantil. 

Os alvos da operação Luz na Infância foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil instaurou inquérito policial e representou pela busca e apreensão junto ao Poder Judiciário, visando apreender computadores e dispositivos informáticos onde estão armazenados os conteúdos de pedofilia, indiciar e prender os criminosos. 

As investigações que resultaram na operação Luz na Infância vêm sendo feitas há seis meses pela SEIC e resultam do aprimoramento do trabalho de inteligência de segurança pública e atuação em modelo de força tarefa, que reúne em um mesmo ambiente de trabalho policiais com expertise e capacitação na repressão aos crimes virtuais e de pedofilia. Um cenário ideal para coletar e preservar evidências criminosas, garantindo, como consequência, a identificação e posterior condenação dos criminosos pela Justiça. 

A pedofilia é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença de transtorno da preferência sexual. Pedófilos normalmente são pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos. 

Luz na Infância 

A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A internet facilita esse tipo de conduta criminosa e, via de regra, os criminosos agem nas sombras e guetos da rede mundial de computadores. 

Luz na Infância significa propiciar as crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, o resgate da dignidade, bem como, tirar esses criminosos da escuridão, para que sejam julgados à luz da Justiça.