Morre Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Imirante.com

CAXIAS - Morreu na noite desta segunda-feira (1), aos 71 anos, na cidade de Caxias, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho. O deputado não resistiu as complicações de um câncer no intestino.

Segundo nota divulgada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, a morte ocorreu às 20h40. O corpo será velado a priori em sua residência na cidade de Caxias. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema para as últimas homenagens da população.

História

Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões (MA). Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, começou a exercer a profissão em 1971, promovendo avanços na saúde de Caxias. Criou e mantém, até hoje, a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.

Além de dedicação à medicina, Humberto construiu brilhante carreira política, iniciada em 1988 como o vereador mais votado de Caxias. Em 1990 elegeu-se deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.

Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.


Em 2014 retornou ao Parlamento Estadual maranhense, já consolidado e reconhecido como uma das mais influentes lideranças políticas do Maranhão. Em fevereiro de 2015, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.