APARELHO ORTODÔNTICO: OS DIFERENTES MODELOS E SUAS FUNÇÕES

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que ele acaba se tornando um acessório de beleza, como os óculos, por exemplo. Por isso, de acordo com a vaidade de cada pessoa, a cor e modelo escolhidos fazem toda diferença. 

Os aparelhos podem ser prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis. "Existem inúmeros tipos para cada tipo de má oclusão, mas podemos genericamente dividir em aparelhos fixos e móveis que podem ter efeitos nos dentes (ortodônticos) e na estrutura óssea que sustenta os dentes (ortopédicos)" explica Drª Nathália Lauande.

PARELHO FIXO:
Esse é o tipo mais comum. Possui bandas, fios e/ou braquetes. Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta.

APARELHO FIXO ESTÉTICO:
Possui a mesma função que o aparelho de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. Porém, esse modelo é feito de materiais transparentes, mantendo assim uma melhor estética quando comparado ao metálico. 

APARELHO MÓVEL:Muito eficaz para crianças com ou sem dentição definitiva. Em geral, até uns 12 anos de idade é aconselhável esse tipo de aparelho. 

EXPANSOR PALATINO
:Esse modelo promove um ganho transversal na largura do palato (céu da boca) sendo indicado em jovens para corrigir mordidas cruzadas, ou seja, quando a região posterior do arco superior estão estreitos em relação ao inferior, além de ganho de espaço para dentes anteriores apinhados.

APARELHOS ALINHADORES:
Mais usado em tratamentos odontológicos estéticos, os alinhadores são quase invisíveis e bastante sofisticados feitos sob medida.

APARELHO LINGUAL
:Para casos mais simples, de curta duração, o aparelho lingual costuma ser o mais indicado.

TRATAMENTO E CUIDADOS:
Agora que você já conhece melhor sobre cada tipo de aparelho, é hora de conversar com seu dentista para entender qual se encaixa melhor no seu tratamento.

Ligue e marque uma avaliação Faça-nos uma visita e agende a sua consulta para tirar todas as suas dúvidas, aguardamos você. Av. Gomes de Sousa, 26 - Centro Itapecuru-Mirim /MA (98)3463-1500 / (98)9.8748-9627 Email: odontocenter10@hotmail.com